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Título

A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: SUGESTÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Orientador

Profa. Dra. Roseli Pacheco Schnetzler

Autor

LUCIANE CRISTINA DE SOUZA SARRO

Palavra chave

Licenciatura em Matemática. Prática como componente curricular. Formação...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

26/08/2014

Nº Downloads

830

Resumo

Esta dissertação de mestrado se propôs a identificar as sugestões que 14 professores de Matemática da Educação Básica conferem à Prática como Componente Curricular (PCC) em cursos de Licenciatura em Matemática, considerando suas experiências acadêmicas e profissionais. Os dados desta pesquisa foram construídos a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas junto àqueles professores, as quais foram gravadas e transcritas. Por meio da análise de conteúdo de tais transcrições foi possível organizar as informações em duas grandes categorias temáticas: i) experiências acadêmicas de professores de Matemática da Educação Básica, enfocando suas opiniões a respeito do curso de Licenciatura que cursaram, seus aspectos positivos e negativos, e disciplinas que colaboraram e não colaboraram para a sua atuação docente em sala de aula; ii) experiências profissionais de professores de Matemática da Educação Básica, considerando desafios que enfrentam no dia a dia de trabalho e alternativas para superá-los. Tais categorias, por sua vez, justificam as sugestões por eles apontadas para a Prática como Componente Curricular de cursos de Licenciatura em Matemática. Os dados foram analisados e interpretados à luz de contribuições teóricas sobre a importância da prática na atuação docente (SCHÖN, 1997, 2000; ZEICHNER, 1993, 1997, 2008; PÉREZ-GÓMEZ, 1997) particularmente na formação inicial de professores de Matemática (FIORENTINI, 2008, 2009; NACARATO, 2006, 2013; MOREIRA; DAVID, 2010). Os resultados reafirmam a importância da Prática como Componente Curricular na formação docente inicial, desde que seja melhor organizada; ou seja, realizada em escolas da Educação Básica, por meio de projetos articulados entre universidade e escola com a devida supervisão de seus professores, e que docentes formadores incluam, nas 400 horas de prática, reelaborações conceituais de conteúdos matemáticos, transformando-os pedagogicamente em conteúdos de ensino para a Educação Básica.

Abstract

This thesis of master´s degree propose to identify the suggestions of 14 Basic Education Mathematics teachers give to the Practice as part of the Curricular Component for a Mathematics Undergraduation courses considering their academics and professional experiences. The data of this research were created from semi structured interviews been done with the teachers, which were recorded and transcribed. Through the analyses of its content was possible to organize the information acquired in to two main thematic categories: i) academics experiences of Basic Education Mathematics teachers, focusing in their opinion about the Undergraduation courses they took, it’s positive and negative aspects and the courses that collaborated and did not collaborated to their teaching performance in the classroom; ii) professional experiences from Basic Education Mathematics teachers, considering challenges faced day to day and the alternative to overcome them. These categories justify their suggestions for the Practice as a Curricular Component for the Mathematics Undergraduation courses. The datas were analyzed and interpreted considering the theoretical contribution about the importance of the practice in a teaching practice (Schön, 1997, 2000; Zeichner, 1993, 1997, 2008; Pérez-Gómez, 1997) particularly in the initial formation of Mathematics teachers (Fiorentini, 2008, 2009; Nacarato, 2006, 2013; Moreira; David, 2010). The results reassure the importance of the Practice as a Curricular Component for the initial training, since that been better organized; in other words, been done in schools of Basic Education, through articulated projects between university and the school with the necessary supervision from the professors and that the teachers may include, in the 400 hours of practice, reworking of mathematics contents, transforming them in pedagogically teachings contents for Basic Education.