Visualização do documento
Título
BULLYING E CYBERBULLYING: POSSÍVEIS RELAÇÕES COM A ESCOLA E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Orientador
PROF. DR. NELSON CARVALHO MARCELLINO
Autor
WESLEY MARQUES DA SILVA
Palavra chave
Bullying, Cyberbullying, Escola, Atividades de Lazer, e Educação Física.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
01/01/2013
Nº Downloads
1473
Resumo
Esta pesquisa analisa o que consta na produção acadêmica dos últimos dez anos sobre o bullying e o cyberbullying, suas relações com a escola e com as aulas de Educação Física, e quais ações podem ser tomadas para a diminuição desses atos. Sua metodologia consiste na combinação entre pesquisa bibliográfica, a partir de levantamento feito nos sistemas de bibliotecas da UNIMEP, UNICAMP, e sites acadêmicos da Rede mundial de computadores; e documental, por análise de conteúdo, efetuada a partir de levantamento inicial, realizado no Sistema da Biblioteca digital de teses e dissertações, BDTD, e ficha específica, já utilizada em outras pesquisas. A dissertação organizou-se em três capítulos, no primeiro capítulo há uma revisão da literatura sobre violência, bullying e um breve histórico sobre as tecnologias de comunicação e informação, passando pelo surgimento do ambiente virtual, da internet e finalmente, a forma mais atual de bullying; o cyberbullying. No segundo capítulo foi discutida a relação entre lazer, Escola e Educação Física, com atos de bullying e cyberbullying. No terceiro capítulo, analisou-se os últimos dez anos da produção acadêmica baseada nas Teses e Dissertações da Biblioteca Digital. Segundo as análises realizadas nesta dissertação, na Escola, o bullying geralmente é praticado sobre crianças ou jovens mais inseguros, e ou, que possuem uma maior dificuldade em se defender. Para esses alunos o ir à escola e em particular o recreio, torna-se um drama. Os intervalos são marcados como os locais onde ocorre a maior quantidade de situações de bullying. Segundo as pesquisas analisadas, o segundo local de maior incidência de casos são as aulas de Educação Física. Quanto às ações de superação do bullying e do cyberbullying, as pesquisas parecem salientar modelos prontos a serem seguidos, mas pouco testados em campo. Apenas uma investigação, sobre a inserção de jogos cooperativos no recreio escolar, fazendo deste um espaço interativo, disponibilizou resultados de uma diminuição de casos por ações efetivas. De modo geral as pesquisas salientam sobre a importância do trabalho conjunto escolar, as consequências do bullying, os envolvidos, e também, como fatores sociais e familiares podem interferir nessas ocorrências, na tentativa de buscar formas de diminuição desse fenômeno, que se verifica cada vez de modo mais contundente, em nossas Escolas. Para tanto, citam o recreio interativo, a utilização de jogos cooperativos, a criação de regimento interno e projetos políticos pedagógicos voltados ao trabalho da temática bullying e cyberbullying. Além disso, propõem a intervenção eficaz das gestões escolares, criação de grupos de discussão, abordagem junto à família e a comunidade, participação efetiva de pais junto à vida escolar dos filhos, verificando possíveis mudanças de comportamento e também suas relações no ambiente virtual. Essas atitudes seriam os primeiros passos na busca de paz nas Escolas.
Abstract
This research analyzes which appears in the academic literature of the last ten years about bullying and cyberbullying, their relation with the school and with the physical education classes, and the actions that could be taken to reduce these acts. The methodology has combined a bibliographical research, in the UNIMEP and UNICAMP library systems, academic sites and from the worldwide network too; it is a documentary by content analysis, made from first analysis approved by the system of the theses and dissertations digital library, BDTD and a specific page, was previously used in other studies. The dissertation is organized in three chapters, the first chapter is a review of the literature about violence, bullying and a brief history about the communication and information technologies, through the emergence of the virtual environment and the internet and finally the most current form of bullying, cyberbullying. In the second part discussed the relation between leisure and the School and Physical Education with bullying and cyberbullying acts. In the third chapter, it was analyzed the last ten years of academic production based on the Theses and Dissertations of Digital Library. According to the analyses availablein this dissertation, the bullying in the school is typically practiced on children or young people more insecure than others and that they have more difficulty defending themselves. For those students to go to school and in specific leisure activities, it becomes a drama. The school classes break time is marked as places where there are the most bullying situations. According to the researches, the second places of higher incidence of cases are the physical education classes. For the activities of overcoming bullying and cyberbullying, the researches show us ready models to be followed but only a very few were tested in action. Only an investigation about the insertion of cooperative games in the school classes break time turn out to beingan interactive space, show us a better results from a reduction of bulling cases for effective actions. In general the research esaccentuatethe importance of working all together, the consequences of school bullying, those involved as well as social and family factors canaffect in these occurrences, in an attempt to find ways to decrease this phenomenon, that occurs each time so much more, in our schools. To do so, there are suggestionsof the school classes break time interactive, the use of cooperative games, the rules creation and a pedagogic political project that aim the thematic work about bullying and cyber bullying. Besides this, they propose aneffective intervention school management, the creation of discussion groups, the contactwith the family and the community and the effective parents participation in their children school lives, where they will have checking possible changes of behavior and its relationship to the virtual environment. These attitudes would be the first steps in the search for the peace in our schools.