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Título
FORMAÇÃO CONTINUADA E NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE SURDOS DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DO
RIO DE JANEIRO
Orientador
Profª. Drª. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Autor
KÁTIA REGINA DE OLIVEIRA RIOS PEREIRA SANTOS
Palavra chave
Formação Continuada, Educação de Surdos, Educação Inclusiva
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
27/06/2011
Nº Downloads
2220
Resumo
A proposta deste trabalho é apresentar e analisar as necessidades formativas que emergem de um processo de formação continuada (em serviço) a partir constituição de um grupo de professores que atuam como regentes na Educação Especial para crianças surdas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O objetivo foi utilizar o espaço de formação para observar e interagir com professores e, por meio dessa interação, discutir as ideias e os sentidos que os professores de alunos surdos têm sobre a sua atuação. O modo escolhido para conduzir o processo de formação favorece que cada professor analise sua realidade e reconheça processos e aspectos que podem ganhar centralidade na sua prática pedagógica, constituindo renovação ao processo de Formação Continuada. A opção por uma abordagem qualitativa no exame desse processo está ancorada nos pressupostos da investigação-ação. Esta sugere que as interações e propostas inseridas na dinâmica da pesquisa são formas de questionamento reflexivo e coletivo de situações sociais, realizado pelos participantes, com vista a melhorar a racionalidade e a justificativa das suas próprias práticas sociais ou educacionais. As narrativas dos professores tomaram centralidade neste trabalho, para guiarem as análises realizadas durante os encontros com os professores e para a construção dos dados da pesquisa. O exame sobre as narrativas dos professores, apresentadas neste texto, indicam a Formação Continuada como espaço/tempo fundamental, para a circulação de sentidos que afetam os discursos que emergem da prática pedagógica dos professores. É nessa relatividade (espaço/tempo) que, coletivamente, é possível criar modos diferenciados para que professores exponham suas ideias e suas práticas com o propósito de formularem problematizações sobre a realidade da qual participam. O que está em jogo nessa argumentação é colocar em pauta o protagonismo do professor no processo e nas ações de Formação Continuada.
Os professores envolvidos nesse cenário educacional convivem com o dilema da necessidade de constituição de um contexto educacional bilíngue, cuja oferta pedagógica opera para garantir a adaptação de um currículo escolar que tem orientação monolíngue. A Língua de Sinais assume um lugar curricular de segunda ordem, fato que compromete a constituição de um ambiente sociolinguístico com a responsabilidade de formação e desenvolvimento de uma prática pedagógica bilíngue. A formação do
professor pressupõe a condição de proficiência em duas línguas e os conhecimentos necessários à prática pedagógica do ensino de uma segunda língua (para ambos os sujeitos: surdo e ouvinte). Essa condição é outro aspecto destacado pelos professores participantes da pesquisa: poucos são proficientes na LIBRAS e a interação com outros surdos adultos proficientes nessa língua ainda precisa ser incentivada e garantida. Uma política linguística que incorporasse esse dado poderia auxiliar os professores no desenvolvimento e na aprendizagem dessa língua e, consequentemente, no desdobramento dos debates sobre os modos de compreender e nas ações tomadas diante dos dilemas que a prática pedagógica para alunos surdos impõe.
A análise proposta expressa elementos que caracterizam a resistência e desistência, os caminhos e desvios, os encontros e desencontros presentes em um processo de Formação Continuada em serviço.
Abstract
This study intends to show and analyze the basic necessities that emerge in the continuous training process, based on the organization of a group of teachers that act in the special needs education for deaf children of the Rio de Janeiro Department of Education. The goal is to utilize the teachers meetings to observe and interact with them and by doing that, discuss the ideas and senses that teachers of deaf students have about their work. By proceeding this way each teacher can analyze their reality, recognize the process and aspects that may have main focus in the educational practice, renovating the process of Continuous Training Teacher’s. The choice for a qualitative approach on the mainstreams of the action inquiry for the orientation and analyses of the reality that each teacher is placed. The teachers statements gained central focus on this work to guide the analyzes that occurred during the teacher’s meetings for the research data construction. The examining of the statements indicates that the Continuous Training Teacher’s means an important opportunity including time/space, which affects the senses of speeches and their statements that emerge from the pedagogic practice. It is this relativity (time/space) that collectively is possible to create different ways in which the teachers can expose their ideas, their practice with the purpose of formulating questions about the reality in which they participate. What is at risk in this discussion is to concept the teachers as main character in the process and action of the Continuous Training. The teachers involved in this educational scenario have to deal with the dilemma that is to build an educational bilingual environment in which the pedagogic purpose is to guarantee the adaptation of a monolingual school program. Sign Language takes on a secondary position in the curriculum, a fact that compromises the constitution of a sociolinguistic context, which shows the responsibility of formation and development of a bilingual educational practice. The teacher education takes the condition of proficiency in two languages and the necessary knowledge to educational practice, for second language teaching (for both subjects: deaf and listener). This requirement is still an aspect to be considered for the teachers that took part in this study, few are proficient in LIBRAS (Brazilian Sign Language) and the interaction with other deaf adults proficient in LIBRAS still needs to be encouraged and guaranteed. This fact if
incorporated as a linguistic policy could assist the teachers in the development and learning of this language and consequent unfolding in the debates on ways to understand the reaction in the face of the dilemmas that educational practice for deaf students imposes. This study expresses elements that define the resistance and desistence, paths and detours, the meetings and mismatches found when a Continuous Teacher’s Training is in service.