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Título

Criança, tarefa e meio ambiente na instituição de Ensino Infantil em uma cidade do interior de São Paulo

Orientador

Profa Dra Rute Estanislava Tolocka

Autor

BARBARA DETONI BORBA BLANCO

Palavra chave

Educação Infantil – Teoria Bioecológica – Desenvolvimento

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

11/02/2014

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1265

Resumo

As Instituições de Ensino Infantil foram incialmente criadas para cuidar das crianças cujos pais destinavam-se ao mercado de trabalho. Entretanto, atualmente estas instituições possuem caráter educativo, compõe a primeira etapa da Educação Básica e tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança. O número de crianças atendidas neste nível de ensino é crescente, tornando a escola um dos principais ambientes para o desenvolvimento infantil. Para que o ambiente seja considerado primordial este deve ser mediado por adultos comprometidos com o desenvolvimento integral da criança, favorecendo atividades que estimulem relacionamentos interpessoais, papeis sociais e atributos pessoais de acordo com a Ótica da Teria Bioecológica. Apesar de avanços nas propostas pedagógicas, pouco se tem investigado sobre o ambiente gerado nestas instituições. Assim este estudo analisou a o ambiente (microssistema) propiciado durante a realização de atividades cotidianas em escolas infantis, construindo a história do Ensino Infantil nesta cidade (macrossistema) e os recursos pessoais das professoras. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória verificando a os recursos profissionais e o ambiente gerado durante o cotidiano escolar de 38 turmas com crianças de zero a seis anos, pertencentes a 22 escolas municipais. O perfil das profissionais foi verificado através de um questionário e as atividades foram registradas por filmagens, com dados transcritos verificando-se os aspectos pedagógicos da atividade (instruções dadas, materiais utilizados, possibilidades de escolhas), atributos da criança (recursos, disposições e demandas), papéis sociais e relacionamentos pessoais, de acordo com pressupostos da teoria Bioecológica. Resultados e Discussão: Todas as profissionais eram do sexo feminino, a maioria com formação acadêmica em nível superior. A história do município (macrossistema) demonstrou exercer influência recíproca no microssistema. Vários tipos de atividades foram realizados como jogos tradicionais, contação de histórias, atividades livres, circuito, atividades manuais, brincadeiras e rodas cantadas. Verificou-se que 60% das relações sociais ocorreu entre a criança e a professora. Os principais atributos pessoais observados foram interesse, participação, engajamento; a habilidade motora principalmente exigido era de sentar (58%), enquanto 26% incentivou habilidades de locomoção e habilidades de manuseio foram observadas em 18%. Foram observadas treze papéis sociais diferentes. A maioria das atividades teve estilo de ensino diretivo 81%, oferecendo poucas oportunidades para as crianças explorar a criatividade e a solução de problemas. Conclusão: Os resultados demonstraram que as atividades ofereceram poucas oportunidades de socialização e prática de habilidades motoras e falta de oportunidades para tomar decisões com autonomia, o que resulta em um ambiente pobre que pode não oferecer oportunidades suficientes para as crianças a alcançar seu potencial de desenvolvimento.

Abstract

Institutions of Child Education were initially created to care for children whose parents worked out of home. However, currently these institutions have educational, composes the first stage of basic education and aims at the integral development of the child. The number of children enrolled at this level of education is increasing, making the school one of the main environments for child development. So that the environment is considered essential this should be mediated by adults committed to the holistic development of children, favoring activities that stimulate interpersonal relationships, social roles and personal attributes according to the Optics would Bioecological. Despite advances in pedagogical proposals, little has been investigated on the environment generated in these institutions. Thus, this study analyzed the environment (microsystem) afforded while performing everyday activities in kindergartens, building the history of this city Childhood Education (macrosystem) and the personal resources of the teachers. Methods: This is a field study of exploratory verifying professional resources and the environment generated during the daily school classes of 38 children aged zero to six years, from 22 municipal schools. The professional’s resources were verified through a questionnaire and activities were recorded by filming and data were transcribed to verify the pedagogical aspects of the activity (instructions, materials, possibilities of choices), child attributes (features, provisions and demands), social roles and personal relationships, according to assumptions of the theory Bioecological. Results and Discussion: All professionals were female, most with academic training at the college level. The history of the city (macrosystem) demonstrated exert mutual influence on the microsystem. Various types of activities were performed like traditional games, storytelling, free activities, circuit, manual activities, games and sung wheels. It was found that 60% of social relations occurred between the child and the teacher. The key personal attributes were observed interest, participation, engagement; motor skill was mainly required to sit (58%), while 26% encouraged locomotion skills and handling skills were observed in 18%. Thirteen different social roles were observed. Most activities had style steering 81% teaching, offering few opportunities for children to explore creativity and problem solving. Conclusion: The results showed that the relation, child, environment and task offered few opportunities to socialize and practice motor skills and lack of opportunities to make decisions autonomously; resulting in a poor environment cannot provide enough opportunities for children to reach their developmental potential.