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Título

O PIBID E A INICIAÇÃO DOCENTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA: AÇÕES DESENVOLVIDAS E A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA

Orientador

PROFª. DRª RENATA CRISTINA OLIVEIRA BARRICHELO CUNHA

Autor

ADRIVANIA MARIA VALÉRIO HONÓRIO

Palavra chave

PIBID. Iniciação à docência. Pedagogia. Relação teoria e prática. Relação univer

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

15/12/2014

Nº Downloads

1590

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de análise o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Parte do pressuposto que os indivíduos são sujeitos inseridos num processo histórico e cultural e que se desenvolvem na interação com os outros. Os objetivos da pesquisa são: identificar e analisar as ações desenvolvidas por bolsistas de PIBID e seus resultados, em especial os licenciandos do curso de Pedagogia; e investigar as formas de inserção de bolsistas do PIBID de Pedagogia nas escolas públicas problematizando a promoção do vínculo universidade-escola. A pesquisa se propõe a responder a seguinte questão: quais ações têm sido desenvolvidas pelos licenciandos do PIBID de Pedagogia nas escolas de educação básica tendo em vista a valorização de sua formação e a promoção da relação universidade-escola? Para atender aos objetivos da investigação foi realizada uma pesquisa documental envolvendo artigos publicados nos anais dos mais significativos eventos da área de Educação no período de 2007 a 2014, no SciELO e dissertações e teses do Banco de Teses da CAPES. Para aprofundamento da discussão sobre as formas de inserção de bolsistas do PIBID de Pedagogia nas escolas públicas foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com dois bolsistas e três ex-bolsistas, que também disponibilizaram seus registros reflexivos e relatórios produzidos no âmbito do Programa. A pesquisa identificou que as ações mais recorrentes desenvolvidas pelos bolsistas de Pedagogia, como de outras licenciaturas, estão diretamente relacionadas ao acompanhamento e auxílio ao professor regente em sala de aula e apoio às crianças que apresentam dificuldade na aprendizagem durante as aulas regulares ou no contraturno, bem como preparação de projetos de temáticas variadas e produção de materiais didático-pedagógicos de apoio às aulas. A avaliação dessas ações nos documentos e entrevistas é positiva sendo possível considerar que a oportunidade de estar em sala de aula com outro professor, acompanhar os processos de aprendizagem, preparar materiais de apoio, criar e desenvolver projetos, especialmente quando em grupo, foram ações valorizadas como contribuições significativas para a formação. Por meio dessas ações os bolsistas se aproximaram do cotidiano escolar e experimentaram a docência traduzida, sobretudo, na experiência do encontro, acompanhamento e ensino. Com relação às formas de inserção dos bolsistas do PIBID de Pedagogia nas escolas públicas e a promoção do vínculo universidade-escola, as análises permitem concluir que o Programa vem possibilitando o estreitamento e o fortalecimento da relação universidade-escola a partir da interação entre coordenadores de área (professores da universidade), supervisores (professores da escola) e bolsistas de iniciação à docência. Em síntese, o PIBID como política de iniciação à docência, ao antecipar a entrada na profissão, favorece a articulação entre as instâncias de formação e trabalho. As ações de acompanhamento e auxílio ao professor regente em sala de aula e apoio às crianças que apresentam dificuldade na aprendizagem, bem como a preparação de projetos, materiais e aulas de regência - quando negociadas entre escola e universidade e apoiadas em registros reflexivos e no trabalho coletivo - promovem a circularidade de saberes e práticas e uma ressignificação dessa relação. A ênfase no apoio à aprendizagem dos alunos nas escolas, no entanto, não pode estar subordinada à lógica de regulação das avaliações externas e deve significar a oportunidade para que os licenciandos construam o sentido da docência, que é ensinar conhecimentos e formas de conhecer na dinâmica história da aprendizagem humana.

Abstract

This research has as analysis objective the Brazilian Institutional Program of Scholarship for Teachers Beginners (PIBID), managed by the Coordination for Improvement of Graduated Personal (CAPES). The analysis starts from the idea that each person is inserted in a historical and cultural process and develops himself/herself in the interaction with the others. The goals of the research are: identify and analyze the actions developed by the scholarship students from the PIBID and its results, specially the students of the Pedagogy course; and the analysis also have the objective to investigate the forms of insertion of these scholarship students of PIBID in public schools as teachers, and how has being developed the partnership between university/school. The research has the proposal to answer the question: which actions have been developed by the Pedagogy students in public schools, considering the valorization of their education and the promotion of the partnership between university/school? To attend the investigation’s objectives, a documental research was made, in articles published on relevant educational events from 2007 to 2014; in SciELO and in CAPES digital library. In order to deepen the discussion about the ways of insertion of the scholarship students of Pedagogy in public schools, five interviews were made, with semi-structured questions, with two students and three former students, who also showed the data and reports produced during the program. The research identified that the main actions developed by the Pedagogy students, as well as from other courses, are strictly related to monitoring the teacher in classroom and supporting children with learning difficulties during regular classes or extra classes , as well as during the preparation of diverse themes projects and developing pedagogic materials for supporting the classes The evaluation of these actions on the documents and interviews is positive, and it is possible to consider that the opportunity of being in the classroom with another teacher , monitoring the learning processes, preparing the materials for support, creating and developing projects, specially in groups were actions valued as meaningful contributions for the educational process. Through those actions, the scholarship students got closer to the daily school activities and experienced the teaching mostly based on the meeting with the students, monitoring and educational process. Regarding the alternatives of insertion of the scholarship students of PIBID Program in public schools and the promotion of the partnership between university-school, the analyses allow us to infer that the Program has enabled the closeness and strenghtheness of the partnership between university-school starting from the interaction between the area coordinators (teachers from university), supervisors (school teachers) and the scholarship students. To synthetize, PIBID Program as a beginner teaching policy, anticipating the entrance as a professional, favors the relationship between the formation and working instancies. The actions of monitoring and helping the teacher in classroom and supporting children with learning difficulties, as well as preparing projects, materials and teaching classes, when negotiated between university and school, promote a circle of knowledge and practices that leads to a new meaning of that partnership. The emphasis in supporting the learning process of the students, however, can’t be subordinated to the logic of external rules and must mean the opportunity for the students to build the teaching meaning which is teach information and ways of knowledge in the dynamic history of mankind.