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Título
O ensino do karatê por meio de jogos e brincadeiras: uma perspectiva cultural
Orientador
PROFA. DRA. CINTHIA LOPES DA SILVA
Autor
Ivo Pedon
Palavra chave
Atividades de lazer, ensino, karatê, jogos e brincadeiras e cultura.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
01/01/2014
Nº Downloads
2350
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo: 1) descrever e analisar uma prática pedagógica
baseada em um referencial cultural, com uma proposta no ensino do karatê por meio de jogos
e brincadeiras, na qual as atividades lúdicas é predominante; 2) identificar e analisar o
significado das aulas de karatê para os praticantes. O karatê é considerado pelas suas
federações como uma arte marcial tradicional da cultura oriental, criada há séculos no Japão.
É entendido, por muitos, como uma prática esportiva que possui uma estrutura que se
assemelha, muitas vezes, apenas, à prática competitiva (federações, ligas e torneios), e outras
vezes, como reflexo de seu arcabouço cultural, de estrutura hierarquizada, com utilização da
língua originária e padrões tradicionais de saudação. Neste contexto, os elementos esportivos
e culturais fazem parte das modalidades que geralmente são denominadas de artes marciais no
Brasil. Atualmente temos uma prática de karatê voltada às competições, sendo as aulas
descritas como sessões de treinamento esportivo em busca de um alto nível de desempenho
técnico. O processo de ensino-aprendizagem tradicional, treinamento com repetições
excessivas de golpes e movimentos específicos do karatê, buscando o resultado e a
performance a todo custo, atualmente, tornou-se um fator de desmotivação e uma barreira
para a continuidade dos alunos iniciantes, pois, o ensinamento repetitivo do movimento
abstrai a criatividade do aluno na realização dos golpes. Diante disso, pretende-se buscar,
nesta pesquisa, fundamentos teóricos no sentido de rever essa forma tradicional de ensino e
aprendizagem do karatê, de modo a priorizar os jogos e as brincadeiras como estratégias de
aprendizado, com predomínio do elemento lúdico. O lúdico é entendido, não em si mesmo ou
de forma isolada nessa ou naquela atividade (brinquedo, festa, jogo, brincadeira etc.), mas
como um componente da cultura historicamente situada, é a cultura não somente como um
produto, mas como um processo e desse modo, verificamos que o lúdico também pode ser
visto a partir da dupla perspectiva: como produto e como processo, como conteúdo e como
forma. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de
campo utilizando a técnica da entrevista semi-estruturada para coleta de dados, observação
participante e o diário de campo. Registramos no diário de campo as aulas realizadas em uma
escola de karatê particular do município de Valparaíso, com a participação de 14 alunos,
caracterizando um estudo qualitativo. Como principais resultados a maioria dos alunos acham
a prática do karatê legal e divertida, ao se fazer os golpes e lutas por intermédio da
brincadeira. Três alunos responderam que almejam chegar a faixa preta. O ensino do karatê,
fundamentado nos estudos do lazer e do lúdico, viabilizou aos sujeitos o acesso a uma prática
inovadora na realização do karatê, construindo um aprendizado, a partir dos jogos e
brincadeiras, aumentando a participação dos alunos nas aulas, seu aprendizado diante do
conteúdo proposto do karatê e o interesse em querer aprender sobre os golpes, katas, bases e
movimentos.
Abstract
The present work has as objective : 1 ) Describe and analyze a pedagogical practice based on
a cultural reference that has as proposed teaching karate through games and plays, where the
play is predominant ; 2 ) Identify and analyze the meanings of karate lessons for practitioners.
The karate is considered by its associations as a traditional martial art of oriental culture,
created centuries ago in Japan karate is understood by many as a sports practice that has a
structure that resembles, often only to competitive practice (federations, leagues and
tournaments), and other times, as a reflection of their cultural framework , the hierarchical
structure , use of native language and traditional patterns of greeting. In this context , the
sports and cultural elements are part of the modalities that are commonly referred martial arts
in Brazil. Currently we have practice karate directed the competitions, with the classes
described as sports training sessions in pursuit of a high level of technical performance. The
traditional process of teaching-learning, training with excessive repetitions of blows and
special moves of karate, searching result and performance at all costs, nowadays, has become
a demotivating factor and a barrier to the continuity of beginner students, the teaching
repetitive motion of abstract creativity of the student in achieving the blows. Therefore, we
intend to pursue this research theoretical foundations to revise this traditional way of teaching
and learning karate, so prioritize the games and play as a learning strategy with a
predominance of playfulnes . The playfulness is understood, not in himself or stand alone in
this or that activity (toy, party, play, joke etc), but as a component of culture historically
situated, is the culture not only as a product but as a process and thus we find that the play can
also be seen from the dual perspective: as a product and process, such as content and form.
The methodological procedures, conducted a literature search and field using the technique of
semi - structured interviews for data collection, participant observation and field diary. Write
in the field daily classes held in a private school karate Valparaíso, with the participation of
14 students, featuring a qualitative study. The main results most students find the practice of
karate cool and fun, to do the hits and fights through scams and frolic. Three students
responded that aims to reach black belt. The teaching of karate, based on studies of leisure
and recreational, enabled the subjects access to an innovative practice in performing karate,
building a learning from games and activities, increasing student participation in class, their
learning on the proposed content of karate and interest in wanting to learn about scams, katas,
bases and movements.