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Título

O ensino do karatê por meio de jogos e brincadeiras: uma perspectiva cultural

Orientador

PROFA. DRA. CINTHIA LOPES DA SILVA

Autor

Ivo Pedon

Palavra chave

Atividades de lazer, ensino, karatê, jogos e brincadeiras e cultura.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

01/01/2014

Nº Downloads

2350

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo: 1) descrever e analisar uma prática pedagógica baseada em um referencial cultural, com uma proposta no ensino do karatê por meio de jogos e brincadeiras, na qual as atividades lúdicas é predominante; 2) identificar e analisar o significado das aulas de karatê para os praticantes. O karatê é considerado pelas suas federações como uma arte marcial tradicional da cultura oriental, criada há séculos no Japão. É entendido, por muitos, como uma prática esportiva que possui uma estrutura que se assemelha, muitas vezes, apenas, à prática competitiva (federações, ligas e torneios), e outras vezes, como reflexo de seu arcabouço cultural, de estrutura hierarquizada, com utilização da língua originária e padrões tradicionais de saudação. Neste contexto, os elementos esportivos e culturais fazem parte das modalidades que geralmente são denominadas de artes marciais no Brasil. Atualmente temos uma prática de karatê voltada às competições, sendo as aulas descritas como sessões de treinamento esportivo em busca de um alto nível de desempenho técnico. O processo de ensino-aprendizagem tradicional, treinamento com repetições excessivas de golpes e movimentos específicos do karatê, buscando o resultado e a performance a todo custo, atualmente, tornou-se um fator de desmotivação e uma barreira para a continuidade dos alunos iniciantes, pois, o ensinamento repetitivo do movimento abstrai a criatividade do aluno na realização dos golpes. Diante disso, pretende-se buscar, nesta pesquisa, fundamentos teóricos no sentido de rever essa forma tradicional de ensino e aprendizagem do karatê, de modo a priorizar os jogos e as brincadeiras como estratégias de aprendizado, com predomínio do elemento lúdico. O lúdico é entendido, não em si mesmo ou de forma isolada nessa ou naquela atividade (brinquedo, festa, jogo, brincadeira etc.), mas como um componente da cultura historicamente situada, é a cultura não somente como um produto, mas como um processo e desse modo, verificamos que o lúdico também pode ser visto a partir da dupla perspectiva: como produto e como processo, como conteúdo e como forma. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo utilizando a técnica da entrevista semi-estruturada para coleta de dados, observação participante e o diário de campo. Registramos no diário de campo as aulas realizadas em uma escola de karatê particular do município de Valparaíso, com a participação de 14 alunos, caracterizando um estudo qualitativo. Como principais resultados a maioria dos alunos acham a prática do karatê legal e divertida, ao se fazer os golpes e lutas por intermédio da brincadeira. Três alunos responderam que almejam chegar a faixa preta. O ensino do karatê, fundamentado nos estudos do lazer e do lúdico, viabilizou aos sujeitos o acesso a uma prática inovadora na realização do karatê, construindo um aprendizado, a partir dos jogos e brincadeiras, aumentando a participação dos alunos nas aulas, seu aprendizado diante do conteúdo proposto do karatê e o interesse em querer aprender sobre os golpes, katas, bases e movimentos.

Abstract

The present work has as objective : 1 ) Describe and analyze a pedagogical practice based on a cultural reference that has as proposed teaching karate through games and plays, where the play is predominant ; 2 ) Identify and analyze the meanings of karate lessons for practitioners. The karate is considered by its associations as a traditional martial art of oriental culture, created centuries ago in Japan karate is understood by many as a sports practice that has a structure that resembles, often only to competitive practice (federations, leagues and tournaments), and other times, as a reflection of their cultural framework , the hierarchical structure , use of native language and traditional patterns of greeting. In this context , the sports and cultural elements are part of the modalities that are commonly referred martial arts in Brazil. Currently we have practice karate directed the competitions, with the classes described as sports training sessions in pursuit of a high level of technical performance. The traditional process of teaching-learning, training with excessive repetitions of blows and special moves of karate, searching result and performance at all costs, nowadays, has become a demotivating factor and a barrier to the continuity of beginner students, the teaching repetitive motion of abstract creativity of the student in achieving the blows. Therefore, we intend to pursue this research theoretical foundations to revise this traditional way of teaching and learning karate, so prioritize the games and play as a learning strategy with a predominance of playfulnes . The playfulness is understood, not in himself or stand alone in this or that activity (toy, party, play, joke etc), but as a component of culture historically situated, is the culture not only as a product but as a process and thus we find that the play can also be seen from the dual perspective: as a product and process, such as content and form. The methodological procedures, conducted a literature search and field using the technique of semi - structured interviews for data collection, participant observation and field diary. Write in the field daily classes held in a private school karate Valparaíso, with the participation of 14 students, featuring a qualitative study. The main results most students find the practice of karate cool and fun, to do the hits and fights through scams and frolic. Three students responded that aims to reach black belt. The teaching of karate, based on studies of leisure and recreational, enabled the subjects access to an innovative practice in performing karate, building a learning from games and activities, increasing student participation in class, their learning on the proposed content of karate and interest in wanting to learn about scams, katas, bases and movements.