Visualização do documento
Título
ESTRATÉGIAS DE DIFERENCIAÇÃO NO MARKETING INDUSTRIAL: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS
Orientador
PROFª. DRª. NÁDIA KASSOUF PIZZINATTO
Autor
ANGELA MARIA RAMOS DE ANDRADE
Palavra chave
Estratégias de Diferenciação, Vantagem Competitiva, Composto de Marketing.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
25/08/2005
Nº Downloads
1892
Resumo
As estratégias de diferenciação vêm assumindo uma importância crescente no
marketing industrial do Brasil e do mundo. À medida que as ofertas se
multiplicam, acirram a concorrência provocando rápido processo evolutivo e
seleção natural, levando as empresas a selecionar estratégias de diferenciação
baseadas em critérios que conduzem a uma vantagem competitiva. Este
trabalho aborda estratégias disponíveis para diferenciar o composto
mercadológico voltados a produto, serviços, preço, promoção, distribuição e
pessoas, no marketing industrial. Apóia-se em pesquisa bibliográfica e realiza
estudo exploratório em casos coletados em empresas de setores diversos, em
Sorocaba e região.
Abstract
The differentiation strategies have assumed a growing importance in the
industrial marketing of Brazil and worldwide. As offers multiply, the competition
increase provoking a speedy evaluation process and natural selection, making
the plants select differentiation strategies bases in criteria that lead to the
competitive advantage. This work approaches strategies available to
differentiate the marketing compound for product, service, price, promotion,
distribution and persons, in the industrial marketing. It is supported on
bibliographic research and carry out studies in cases collected in plant of the
several branches activities, in Sorocaba and region.