Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

USO DO QFD NA QUALIDADE EM SERVIÇOS A PARTIR DOS DADOS DE UM PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Orientador

Prof. Dr. Paulo Augusto Cauchick Miguel

Autor

Clayton Aparecido Cardoso de Moraes

Palavra chave

QFD, Qualidade em Serviços, Ensino Superior, Avaliação Institucional...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/03/2005

Nº Downloads

1767

Resumo

O presente trabalho discute a qualidade no ensino superior, enfatizando sua importância e necessidade, especialmente em programas de pós-graduação, e o papel da avaliação institucional neste processo. Apresenta-se ainda, uma aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) no setor de serviços, mais precisamente em um curso de mestrado em Engenharia de Produção, no contexto de um programa de avaliação institucional. O QFD foi adotado para que se pudesse estabelecer o desenvolvimento de uma proposta de planejamento da qualidade, com o objetivo de promover a melhoria dos serviços praticados pelo programa de mestrado em Engenharia de Produção de uma instituição de ensino superior. Como subsídios para o desenvolvimento do QFD, foram utilizados dados e informações do programa de avaliação institucional praticado pela instituição no decorrer do trabalho. Destaca-se ainda da literatura, alguns exemplos práticos de uso do QFD no âmbito educacional, enfatizando sua aplicabilidade neste setor, como os demais benefícios para as instituições. Compreende-se também nessa pesquisa um estudo de caso desenvolvido no referido curso, descrevendo a aplicação do QFD e o planejamento da qualidade proposto. Finalmente, destaca-se a conclusão do trabalho que, por meio do método QFD, puderam ser analisadas as atividades que devem ser priorizadas pelo curso em estudo, sendo em seguida proposto um plano de melhoria desenvolvido para algumas dessas atividades. A partir do método QFD adotado para este trabalho, uma maior adequação das atividades do curso estudado pode ser proposta, permitindo assim, que a busca da melhoria das atividades do curso estudado estivessem alinhadas às exigências de seus alunos.

Abstract

The present work discusses quality in higher education, emphasizing its importance and need especially in post graduation programs and the role of the institutional evaluation played in this process. It presents an application of Quality Function Deployment (QFD) in the service sector, more precisely in a MSc in Industrial of Engineering, in the context of an institucional assessment program. QFD was applied in order to come up with a quality planning proposal which would improve the services come out by the Industrial Engineering master course. As subsidy for the development of the QFD, it was been used data and information from the institucional assessment program. From the literature, some pratical examples of the use of QFD in the educational field are described, emphasizing its application in that sector as well as the benefits for the institutions. It is also included in this work a case study which was conducted in the course describing both an QFD application and a proposed quality planning. Finally, this work concludes that, by means of QFD method, the activities that should be prioritized by the course. Furthermore, an improvement quality plan was developed for some of those activities. From the QFD method, the improvement quality plan was proposed, aiming at aligning the course activities with students’ expectations.