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Título
DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PLANTA FABRIL DE PAPEL
Orientador
PROF. DRA. Elisabete Stradiotto Siqueira
Autor
FÁBIO CASAGRANDE MODOLO
Palavra chave
conhecimento, tecnologia, intangível, diagnostico, gestão.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
14/09/2005
Nº Downloads
1482
Resumo
O objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar modelos de
implementação das metodologias de diagnóstico e gestão do conhecimento.
Selecionar um modelo para implantar a gestão do conhecimento que tivesse
como premissa a realização de um diagnóstico e aplicar o modelo que melhor
viabilizasse esse diagnóstico. Após o estudo de nove metodologias, optou-se
pela denominada D.G.C: Diagnóstico da Gestão do Conhecimento, sobre a
qual também se fizeram nossos comentários neste trabalho.O diagnóstico
compreendeu a aplicação de sete questionários com 20 questões cada, sendo
que cada questionário correspondeu a uma seção do diagnóstico. Para a
aplicação dos questionários, dividiu-se a amostra em três grupos, a saber: o
grau de escolaridade do funcionário; a célula produtiva na qual trabalha e o
tempo de serviço na companhia. Como resultado, encontraram-se os níveis de
conhecimento mais críticos que foram: pós-graduados com 16 a 20 anos de
casa da área gerência geral e menos críticos que foram: nível técnico
incompleto com 0 a 5 anos de casa da área papel químico. Também se obteve
um resultado global da planta comparando este à metodologia de Bukowits e
Willians.
Abstract
The main goal of this work was to diagnose the knowledge level of the industrial
plant (Votorantin Celulose e Papel). Since there are many authors who use
different mechanisms and methodologies to make such diagnosis, we have
studied nine different ones and finally have chosen the D.G.C.: Bukowits and
Willians’ (2002) Diagnosis of Knowledge Administration, about which we have
also made some comments during our presentation. The diagnosis consists of
seven 20-question quizzes each corresponding to a section of the diagnosis
itself. Then, in order to apply the quiz, the sample was divided into three groups,
namely: the level of education of the employee, the productive cell where he
works and how long he has been working at the company. As a result, we have
found the most critical level of knowledge in post graduated managers who
have been working at the company from 16 to 20 years, and the least critical
level of knowledge in employees of the chemical paper area with unfinished
technical courses and working at the company from 0 to 5 years. We have also
reached a global result of the plant and compared it to Bukowits´ and William´s
methodology.