Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

GESTÃO MERCADOLÓGICA DAS PEQUENAS EMPRESAS INDUSTRIAIS: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS

Orientador

PROFª DRª NADIA KASSOUF PIZZINATTO

Autor

FRANCISCO CARLOS RANGEL

Palavra chave

Gestão de Marketing, pequenas empresas industriais, ferramentas de marketing.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/2005

Nº Downloads

4195

Resumo

O propósito deste trabalho é avaliar como ocorre nas pequenas empresas industriais o processo da gestão mercadológica, com a conseqüente aplicação das ferramentas do composto de marketing: produto, preço, promoção, praça. Desenvolveu-se um estudo exploratório com base em dados secundários pesquisando, primeiramente, na bibliografia da área, as ferramentas e processos de gestão mercadológica nas pequenas empresas industriais. Em seguida foi desenvolvido um estudo de múltiplos casos em três pequenas empresas industriais do interior do Estado de São Paulo, dos setores: metalúrgico, químico e de confecções. O trabalho apresenta os resultados das entrevistas com os gestores das empresas, seguidos de uma análise das respostas em relação à bibliografia consultada, o que finaliza o trabalho como conclusão.

Abstract

The purpose of this study is to evaluate in small industrial companies how the marketing management process occurs, with the consequent application of the marketing tools – product, price, promotion, place. An exploratory study was developed, based on secondary data, first researching in the area bibliography the marketing management tools and processes in small industrial companies. In the sequence, it was developed a study of multiple cases in three small industrial companies in the interior of São Paulo State, from the segments: metallurgical, chemical and clothing manufacturing. This study presents the results of the interviews with the managers of these companies, followed by an analysis of the answers related to the consulted bibliography, which finalizes the study as a conclusion.