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Título
GESTÃO MERCADOLÓGICA DAS PEQUENAS EMPRESAS INDUSTRIAIS: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS
Orientador
PROFª DRª NADIA KASSOUF PIZZINATTO
Autor
FRANCISCO CARLOS RANGEL
Palavra chave
Gestão de Marketing, pequenas empresas industriais, ferramentas de marketing.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
01/01/2005
Nº Downloads
4195
Resumo
O propósito deste trabalho é avaliar como ocorre nas pequenas empresas
industriais o processo da gestão mercadológica, com a conseqüente aplicação
das ferramentas do composto de marketing: produto, preço, promoção, praça.
Desenvolveu-se um estudo exploratório com base em dados secundários
pesquisando, primeiramente, na bibliografia da área, as ferramentas e
processos de gestão mercadológica nas pequenas empresas industriais. Em
seguida foi desenvolvido um estudo de múltiplos casos em três pequenas
empresas industriais do interior do Estado de São Paulo, dos setores:
metalúrgico, químico e de confecções. O trabalho apresenta os resultados das
entrevistas com os gestores das empresas, seguidos de uma análise das
respostas em relação à bibliografia consultada, o que finaliza o trabalho como
conclusão.
Abstract
The purpose of this study is to evaluate in small industrial companies how the
marketing management process occurs, with the consequent application of the
marketing tools – product, price, promotion, place. An exploratory study was
developed, based on secondary data, first researching in the area bibliography
the marketing management tools and processes in small industrial companies.
In the sequence, it was developed a study of multiple cases in three small
industrial companies in the interior of São Paulo State, from the segments:
metallurgical, chemical and clothing manufacturing. This study presents the
results of the interviews with the managers of these companies, followed by an
analysis of the answers related to the consulted bibliography, which finalizes the
study as a conclusion.