Visualização do documento
Título
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL BASEADO NA WEB PARA GESTÃO ACADÊMICO/ADMINISTRATIVA DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Orientador
PROF. DR. NIVALDO LEMOS COPPINI
Autor
NIVIA GUILHERME
Palavra chave
Gestão Acadêmica, Gestão Administrativa, Gestão de Cursos de Pós-graduação Stric
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
01/01/2005
Nº Downloads
1062
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um Sistema de Informação
Gerencial (SIG) especialmente desenvolvido para apoiar a gestão de Cursos
de Pós-graduação Stricto Sensu. É válido ressaltar que o desenrolar de cursos
de pós-graduação tem particularidades que muito o diferenciam de outros tipos
de cursos, pois as disciplinas são específicas de uma determinada área e
fazem parte de uma fase do curso, sendo a outra fase o desenvolvimento das
dissertações e teses, fases estas simultâneas ou não. Além disso, o aluno tem
um relacionamento estreito com o orientador, o que representa uma outra
característica dos mesmos. As universidades que mantêm cursos de pósgraduação
têm normas próprias que são geralmente baseadas em
regulamentações estabelecidas pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES), a qual, também avalia e fomenta referidos
cursos. Para desenvolver e validar o SIG utilizou-se como base o Programa de
Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade
Metodista de Piracicaba (UNIMEP). O SIG foi projetado de acordo com os
procedimentos do Processo Unificado, que utiliza fortemente a UML como
ferramenta de modelagem, e o ambiente escolhido para seu desenvolvimento
foi o ambiente Web. Foi possível concluir que o SIG proposto é bastante
adequado para a gestão acadêmico/administrativa de Programas de Pós-
Graduação, tanto para atender às exigências da própria instituição a que
pertencem quanto para atender aos quesitos impostos pelos avaliadores
externos.
Abstract
This work has the objective to present a Management Information System (MIS)
especially developed to support the management of Post-Graduation Courses.
It’s important to know that Post-Graduation Courses has special characteristics
related with others kinds of courses: classes, individual dedication and
supervisor meetings. The universities, which keep Post-Graduation Courses,
have particular rules. These rules, in general, are based on the rules
established by CAPES (Brazilian Improvement of Post-Graduated People
Agency), which gives opening authorization and cares about continuous
evaluation. The chosen environment to validate the MIS was Production
Engineering Post-Graduation Program of Methodist University of Piracicaba.
The MIS project agrees with the Unified Process procedures, which uses the
UML as modeling tool and it is based on Web. It was possible conclude the MIS
proposed is very appropriate to the academic/administrative management of
Post-Graduation Programs as much to answer the institution demands which
belong as to answer the rules imposed by outside analysts.