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Título

FOCO NO CLIENTE NO MARKETING INDUSTRIAL: ESTUDO NA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS-FERRAMENTA

Orientador

PROFA. DRA. NADIA KASSOUF PIZZINATTO

Autor

PAULO EDUARDO RÉCCHIA

Palavra chave

Marketing com Foco no Cliente, Excelência em Serviços, Pesquisa Mercadológica.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

17/02/2005

Nº Downloads

852

Resumo

Esse estudo aborda o marketing em seu estágio de evolução denominado Foco no Cliente. Foram estudados conceitos teóricos de vários autores que tratam da excelência empresarial em serviços baseada no pleno atendimento das expectativas dos clientes. Estes conceitos compilados são apresentados como ferramentas chave para que as empresas trabalhem alinhadas com a proposta da gestão com Foco no Cliente. Com base nessas ferramentas apresentadas, foi realizado um estudo exploratório em um departamento de vendas de uma empresa brasileira fabricante de máquinas-ferramenta, situada no interior do Estado de São Paulo, com objetivo de verificar como esse departamento está direcionando sua ações para proporcionar a plena satisfação de seus clientes internos e externos. O estudo se baseou em pesquisas realizadas com funcionários, clientes atendidos pelo departamento, e também em observações na própria empresa. A partir da tabulação geral de dados das pesquisas, foram avaliadas as atividades do departamento e a satisfação de seus clientes com o processo de comercialização, identificando pontos de melhoria para um melhor alinhamento dos processos da empresa na ótica do marketing com Foco no Cliente.

Abstract

This study broaches the marketing evolution denominated Customer Focus. Several authors' theoretical concepts are presented about the business excellence in services based at complete attending of customers' expectations. These compiled concepts are presented as important key tools so that companies work aligned with the proposal of the Customer Focus administration. Based at the presented tools, a study was accomplished in a sales department of a Brazilian company machine-tools manufacturer, located in São Paulo State, with main purpose of verifying as the department is directioning its actions to provide the internal and external customers' full satisfaction. The study was based on researches accomplished with employees, customers assisted by the department, and also in observations in own company. Starting from general researches data tabulation, was evaluated the department activities and their customers' satisfaction with the commercialization process, identifying improvement points for a better processes alignment with the Customer Focus marketing optics.