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Título
OS DESAFIOS PARA COMPARTILHAR E DISSEMINAR CONHECIMENTO: ESTUDO
DE CASO DE UMA FERRAMENTA DE GESTÃO DE CONHECIMENTO
Orientador
PROFª. DRª. ELISABETE STRADIOTTO SIQUEIRA
Autor
CLEUSA APARECIDA TERESIN CURILA
Palavra chave
conhecimento, aprendizagem, capital intelectual.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
09/09/2004
Nº Downloads
920
Resumo
Este trabalho teve por objetivo analisar, através de um estudo de caso, uma ferramenta de
Gestão do Conhecimento implantada em uma organização na cidade de Rio Claro / SP,
procurando identificar em que medida tal ferramenta tem possibilitado a atualização e
produção de novos conhecimentos. Ou seja, refletir sobre como a gestão do conhecimento
pode contribuir para a competitividade da organização, através da interação dos
colaboradores. O referencial teórico fez um percurso sobre o conceito de conhecimento,
aprendizagem, gestão do conhecimento, conhecimento como recurso estratégico e as
relações entre tecnologia e conhecimento, para com a seguinte indagação: Como as
organizações têm criado o conhecimento para manter sua sustentabilidade? Partindo da
hipótese que as tecnologias de gestão do conhecimento são instrumentos importantes para
isso e, portanto, propõe-se analisar, em um estudo de caso, como uma ferramenta específica
tem contribuído para responder à questão. Foram entrevistados cinqüenta e cinco
colaboradores e gestores que têm contato direto com tal tecnologia, com o intuito de
perceber como estes interagem com ela, e em que medida a valorizam como
potencializadora na produção de conhecimento. Os dados da pesquisa indicam que a
ferramenta KM está muito distante do cotidiano dos colaboradores da empresa sendo
evidenciado vários fatores para tal restrição como: dificuldade de acesso, idioma, falta de
divulgação de seus propósitos, nesse sentido, parece que ela sozinha não dá conta de
atualizar e produzir novos conhecimentos, entretanto, ela contribui para o aprendizado
global da organização uma vez que os colaboradores recorrem a ela como forma de
atualizar informações corporativas. Foi evidenciada, por várias vezes, a necessidade de uma
maior intervenção da organização, no sentido de esclarecer suas expectativas com relação a
KM, ou seja, para que ela veio e qual o seu real objetivo, culminando em uma mudança de
cultura para que a mesma possa ser utilizada em sua total potencialidade.
Abstract
The purpose of this work is to reflect how the knowledge management can contribute to the
organization competitivity through the interaction of collaborators. The theoretic referential makes
a trajectory through the knowledgement concept, learning, knowledge management, strategic
resources acquaintance and relationship between technology and knowledge, in order to contribute
with the following question : How have the organizations created the knowledge to keep their
sustaining? We departed from the hypothesis that the knowledge management technologies are
important tools, therefore, we propose to analyse, through a business study, how a specifical tool
has contributed to that matter. Fifty-five collaborators and managers were interviewed to perceive
how they interact with it and measure how they appraise it as a powerful knowledgement
production. These research data show that the tool is too far from the day-to-day tasks, due to
difficulties to accessing it, idiom, and lack of information regarding the purposes. It seems that the
tool by itself is not able to update and create new knowledges, therefore, it contributes to the global
organization learning, once the collaborators can get resources to be acquainted to the global
corporative information. It was shown up, for several times, the need of a higher organization
intervention, meaning to clarify the expectations related to the KM, that is, why it was created and
what is its real objective, ending into a culture changing so that it can be used in its total
potentiality.