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Título

OS DESAFIOS PARA COMPARTILHAR E DISSEMINAR CONHECIMENTO: ESTUDO DE CASO DE UMA FERRAMENTA DE GESTÃO DE CONHECIMENTO

Orientador

PROFª. DRª. ELISABETE STRADIOTTO SIQUEIRA

Autor

CLEUSA APARECIDA TERESIN CURILA

Palavra chave

conhecimento, aprendizagem, capital intelectual.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

09/09/2004

Nº Downloads

920

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar, através de um estudo de caso, uma ferramenta de Gestão do Conhecimento implantada em uma organização na cidade de Rio Claro / SP, procurando identificar em que medida tal ferramenta tem possibilitado a atualização e produção de novos conhecimentos. Ou seja, refletir sobre como a gestão do conhecimento pode contribuir para a competitividade da organização, através da interação dos colaboradores. O referencial teórico fez um percurso sobre o conceito de conhecimento, aprendizagem, gestão do conhecimento, conhecimento como recurso estratégico e as relações entre tecnologia e conhecimento, para com a seguinte indagação: Como as organizações têm criado o conhecimento para manter sua sustentabilidade? Partindo da hipótese que as tecnologias de gestão do conhecimento são instrumentos importantes para isso e, portanto, propõe-se analisar, em um estudo de caso, como uma ferramenta específica tem contribuído para responder à questão. Foram entrevistados cinqüenta e cinco colaboradores e gestores que têm contato direto com tal tecnologia, com o intuito de perceber como estes interagem com ela, e em que medida a valorizam como potencializadora na produção de conhecimento. Os dados da pesquisa indicam que a ferramenta KM está muito distante do cotidiano dos colaboradores da empresa sendo evidenciado vários fatores para tal restrição como: dificuldade de acesso, idioma, falta de divulgação de seus propósitos, nesse sentido, parece que ela sozinha não dá conta de atualizar e produzir novos conhecimentos, entretanto, ela contribui para o aprendizado global da organização uma vez que os colaboradores recorrem a ela como forma de atualizar informações corporativas. Foi evidenciada, por várias vezes, a necessidade de uma maior intervenção da organização, no sentido de esclarecer suas expectativas com relação a KM, ou seja, para que ela veio e qual o seu real objetivo, culminando em uma mudança de cultura para que a mesma possa ser utilizada em sua total potencialidade.

Abstract

The purpose of this work is to reflect how the knowledge management can contribute to the organization competitivity through the interaction of collaborators. The theoretic referential makes a trajectory through the knowledgement concept, learning, knowledge management, strategic resources acquaintance and relationship between technology and knowledge, in order to contribute with the following question : How have the organizations created the knowledge to keep their sustaining? We departed from the hypothesis that the knowledge management technologies are important tools, therefore, we propose to analyse, through a business study, how a specifical tool has contributed to that matter. Fifty-five collaborators and managers were interviewed to perceive how they interact with it and measure how they appraise it as a powerful knowledgement production. These research data show that the tool is too far from the day-to-day tasks, due to difficulties to accessing it, idiom, and lack of information regarding the purposes. It seems that the tool by itself is not able to update and create new knowledges, therefore, it contributes to the global organization learning, once the collaborators can get resources to be acquainted to the global corporative information. It was shown up, for several times, the need of a higher organization intervention, meaning to clarify the expectations related to the KM, that is, why it was created and what is its real objective, ending into a culture changing so that it can be used in its total potentiality.