Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DISCURSOS SOBRE A VISÃO DE CORPO E A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO CORPORAL EM ESCOLAS PÚBLICAS INFANTIS NUMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO

Orientador

Profa Dra Rute Estanislava Tolocka

Autor

WAGNER PORTO RÊGO JÚNIOR

Palavra chave

Corpo - Educação Infantil - Análise do Discurso

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

28/07/2014

Nº Downloads

1084

Resumo

A expansão da Educação Infantil no Brasil foi bem intensa nas últimas décadas e ocorreu atrelado à aceleração no processo de urbanização, ao ingresso da mulher (mãe) no mercado de trabalho e a restruturação das famílias. A criança tem ido cada vez mais cedo para escola. Assim ficamos inquietos com relação ao papel das instituições de educação infantil e como esta deve ser desenvolvida, já que tem oscilado entre o cuidar e o educar, privilegiando o cuidar. Partindo do princípio que a educação se dá no e pelo corpo das crianças, neste estudo temos como objetivo verificar os discursos sobre a visão de corpo e a abordagem da educação corporal das profissionais que atuam na sala de aula na educação infantil. Além disso, buscamos analisar publicações oficiais sobre as políticas públicas e diretrizes da EI no Brasil para: verificar o que é dito sobre o corpo e como se norteia a Educação corporal; identificar a concepção de educação do corpo e movimento na educação infantil em produção acadêmica da área e como o discurso corporal das profissionais é constituído e se estabelece na educação do corpo das crianças e na maneira de lidar com as crianças que apresentam limitações corporais. Trata-se de um estudo de caso, referente a uma dada cidade do interior de São Paulo, no qual participaram 26 professoras que atuam na Educação Infantil Municipal e participavam de um curso de formação continuada realizado por uma universidade daquela cidade. Realizamos entrevistas semiestruturadas com questões que versavam sobre: compreensão de corpo e de movimento, relação com o próprio corpo e o movimentar-se, entendimento de imagem, esquema e consciência corporal, noção de corpo trabalhada com as crianças e trabalho executado ante limitações corporais das crianças e fizemos a análise do discurso, baseada na vertente francesa para desvelar o significado observando as condições sócio históricas de produção. Os resultados apontam para o entendimento do corpo como máquina (utilitário), o corpo dicotômico e consequente valorização cognitiva. Evidenciam que a compreensão de corpo e movimento influencia no relacionamento do “sujeito”, no mundo e a forma como o discurso capitalista controla essas relações. Apesar do caráter utilitarista dado ao corpo, identificamos que há espaço para o corpo brincar e também que há tentativas de incluir as crianças com diferenças corporais e que estas oscilam entre modificar a realidade ou contribuir na sua manutenção. Entretanto é imprescindível reformular as estruturas que envolvem o processo de formação docente (propostas pedagógicas, currículos, formação continuada, condições de trabalho, dentre outros.) Tal qual é fundamental a participação de profissionais que disponham do repertório necessário para atuar na Educação Infantil. Por isso a necessidade de políticas públicas que possibilitem discutir uma educação corporal que considere a integralidade do ser. Além disso é indispensável o desenvolvimento de atividades corporais com as professoras para possibilitar a sua descoberta e reconhecimento corporal. Da mesma forma que se aprende pelo corpo, também se ensina através dele. Bem como é iminente o aprofundamento de estudos in locu para verificar como tem se desenvolvido a educação corporal na educação infantil, levando em consideração as crianças, os ambientes e demais sujeitos responsáveis pela Educação Infantil para que possamos construir propostas pedagógicas que contemplem efetivamente as necessidades das crianças pequenas.

Abstract

The expansion of early childhood education in Brazil has been very intense in recent decades and was linked to the acceleration of the urbanization process, the entry of women (mother) in the labor market and the restructuring of families. The child has ever gone to school earlier. Thus we become restless regarding the role of early childhood institutions and how this should be developed, since it has wavered between caring and educating, emphasizing caring. Assuming that education takes place in and through the body of the children in this study we aim to verify the discourses on the vision of the approach of the body and bodily education of professionals working in the classroom in kindergarten. Furthermore, we analyze official publications on public policy and guidelines of Early Childhood Education in Brazil to see what is said about the body and how the body is guided Education; Identify the educational concept of the body and movement in early childhood education in academic production in the area and how the body is made up of professional discourse and settles on body education of children and the way to deal with children who have physical limitations. This is a case study, regarding a given city in the interior of São Paulo, which was attended by 26 teachers who work in the Municipal Kindergarten and participated in a continuing education course conducted by a university from that city. We conducted semi-structured interviews with issues that deal with: understanding the body and movement, compared with his own body and jogging, image understanding, schema and body awareness, body notion worked with children and work performed against bodily limitations children and we did discourse analysis, based on the French side to reveal the meaning observing the historical socio production conditions. The results point to understanding the body as a machine (utility), the dichotomous body and consequent cognitive enhancement. They show that the understanding of body and movement influences the relationship of the "subject" in the world and how the capitalist discourse controls these relations. Despite the utilitarian character given to the body, we identified that there is space to play the body, and also that there are attempts to include children with physical differences and that these vary between changing reality and contribute to its maintenance. However it is necessary to redesign the structures involved in the process of teacher training (pedagogical proposals, curricula, continuing education, working conditions, among others.) As it is fundamental the participation of professionals who possess the necessary repertoire to act in kindergarten. Therefore the need for public policies that allow discuss a body education that considers the entirety of being. Furthermore it is essential to develop bodily activities with teachers to enable their discovery and body recognition. Likewise it is learned by the body, also teaches therethrough. Is imminent and further studies in locus to check how the body education in early childhood education has developed, considering the children, the environment and other individuals responsible for Early Childhood Education so we can build pedagogical proposals that effectively contemplate both the needs of small children pedagogical proposals that effectively contemplate both the needs of small children.