Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DANÇA DE RUA:práticas pedagógicas de arte-educação no âmbito do lazer

Orientador

Cesar Romero Amaral Vieira

Autor

ALINE DOS SANTOS PRETO DE SOUZA

Palavra chave

Arte-educação, Cultura negra, Hip hop, Dança de rua e Lazer.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

21/08/2014

Nº Downloads

2420

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a dança de rua, na dimensão sócio-cultural do lazer¸ pode integrar o cotidiano das crianças envolvidas na pesquisa, ressignificando suas práticas e seu “pedaço”. O estudo pode contribuir para a área da Educação, Artes, Educação Física e Estudos do Lazer, no que concerne a ações didático-pedagógicas, que podem cooperar na capacitação de profissionais da educação, por meio da percepção de diversas formas de alcançar o indivíduo como um todo, possibilitando um ser crítico diante da sociedade, a conquista da autonomia e a formação da própria personalidade. Como recurso metodológico, fez-se uso da combinação de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo do tipo pesquisa-ação que foi desenvolvida com 50 crianças do bairro Santa Felicidade de Maringá, estudantes da escola Benedita Natália Lima, como forma de propiciar o contato com a dança de rua, um dos elementos do movimento hip hop, por meio da proposta de arte-educação. A coleta de dados deu-se por meio de observações participativas, diário de campo e entrevista com roteiros semi-estruturados, sendo este realizado em três momentos: o primeiro, diagnóstico e os demais, realizados no processo de desenvolvimento dos encontros e finalização das vivências. Com a realização da pesquisa foi possível afirmar que a dança, enquanto manifestação artística e possibilidade de lazer, desenvolvida por meio das atividades relacionadas ao movimento hip-hop, pode cooperar com indivíduos mais críticos, estereótipos e discriminação das mais diversas ordens, ou seja, para a busca da cidadania das crianças. Os resultados apontaram para a criação de vínculos entre as crianças e a dança de rua, ampliando seus conhecimentos, suas potencialidades e desmistificando os preconceitos existentes para com a cultura negra.

Abstract

This research is aimed at analyzing how street dance, in a socio-cultural dimension, might be integrated to the children’s daily lives involved in this research, providing new meaning to their practices and "piece". This research may contribute to the Education, Arts, Physical Education and Leisure Studies area with respect to well-elaborated didactic-pedagogical actions, resulting from teaching and learning procedures, which might cooperate to both the education professional skills at realizing several ways to achieve the “ser social“ and the plural integration metodological development, enabling a critical individual before society the achievement of independence and the formation of personality. As a methodological approach, it was combined literature review and research-action field research. Such a research was conducted with 50 children from the Santa Felicidade neighborhood of Maringá, students from the Benedicta Natalia Lima school as a way to provide contact with street dance, one of the elements of the hip hop movement by means of the proposed art-education. Data was collected by means of participant observation, field diary and semi-structured scripts, which is held in three stages, the first one was diagnosis and the remaining in the development process of meetings and finalizing experiences. By performing this research it was possible to claim that the dance, as an artistic expression and the possibility of leisure, developed through related to hip-hop movement activities, can cooperate with more critical individuals with less preconceptions, stereotypes and discrimination of different kinds, thus, enabling children citizenship. The results pointed out the creation of bonds between children and street dance, expanding their knowledge, their potential and demystifying existing black culture preconceptions.