Visualização do documento
Título
UMA LEITURA HISTÓRICO-CONTEXTUAL DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Orientador
Cesar Romero A. Vieira
Autor
ROMILSO MIZAEL DE MOURA
Palavra chave
Escola. Educação. Educação integral. Escola de tempo integral.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
29/08/2014
Nº Downloads
4001
Resumo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de contribuir com questões relacionadas à educação brasileira, principalmente, no atual momento em que se discute essa temática. Ao se buscar alternativas, evidencia-se a possibilidade de adoção da escola de jornada ampliada na qual a educação se estrutura na perspectiva da integralidade. Nesse contexto, observa-se que a situação educacional é caótica e as soluções que tem sido implantadas são apenas paliativas quase sempre sob o signo do modismo. Embora a tendência mais aceita e defendida seja a questão da integralidade, ainda não há um consenso em relação ao entendimento dessa modalidade. Verifica-se, também, a inexistência de uma tradição consolidada, o que tem resultado em ações marcadas, principalmente, pela superficialidade. Dessa forma, a hipótese aventada é de que a integralidade na educação talvez seja a principal alternativa que se apresenta, porém, em se tratando de uma sociedade regida pelo capital, questiona-se se a educação a ser oferecida conseguirá transcender aos interesses e ditames do sistema. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) oferecer subsídios de base histórico-teórico-conceitual em relação à educação integral; (ii) diferenciar escola de tempo integral e educação integral, a partir de elementos que contribuam para as discussões atuais sobre a implantação da integralidade na educação no Brasil. O trabalho está organizado em dois momentos. No primeiro, por meio de uma retrospectiva histórica da história da educação ocidental, procurou evidenciar a existência de elementos referentes à integralidade. De acordo com os limites deste estudo, procedeu-se a um corte histórico, partindo da gênese na Grécia Antiga e estendendo até o início da modernidade com a educação concebida pelo humanismo renascentista. No segundo momento, focalizou-se a realidade brasileira, retratando experiências passadas, realizando uma leitura do contexto atual, subsidiada por documentos da legislação que regula a política governamental no que se refere ao processo em curso. Sem a intenção de esgotar a temática, buscou-se, por outra perspectiva, trazer elementos, os quais possam contribuir para as discussões e o consequente amadurecimento de um projeto de suma importância para a sociedade brasileira.
Abstract
This work is the result of a bibliography search that aims to contribute to issues related to Brazilian education, especially at the present time that the topic is being discussed. When seek alternatives, the possibility of adopting the extended school day highlights, in which education is structured in terms of integrality. In this context, it is observed that the educational situation is chaotic and the solutions that have been established are only palliative, often under the sign of fad. Although the trend that is more accepted and defended is the question of integrity, there is still no consensus on the understanding of this modality. Also, it turns out that there is no established tradition, which has resulted in actions marked mainly by superficiality. Thus, the hypothesis is that integral education is perhaps the main alternative that presents in the case of a capitalist society, however, wonders if the education offered will be able to transcend the interests and dictates of system. Therefore, the following specific objectives were established: (i) offer subsidies with historical-theoretical-conceptual base relating integral education; (ii) differentiate full-time school and integral education, from elements that contribute to the current discussions on the deployment of integral education in Brazil. The work is organized in two stages. In the first phase, through a historical retrospective of the western education history, sought to show the existence of elements referring to integrality. According to the limits of this study, we proceeded to a historic cut, starting from the genesis in Ancient Greece and extending until the beginning of modernity with education conceived by renaissance humanism. In the second stage, focused on the Brazilian reality, by portraying past experiences, was made a reading of the current context, subsidized by legislation documents that rules government policy with regard to the ongoing process. Without the intention to exhaust the theme, we tried to, from another perspective, bring elements, which may contribute to discussions and the subsequent maturation of a paramount’s project to the Brazilian society.