Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL

Orientador

SELMA BORGHI VENCO sbvenco@UNIMEP.BR

Autor

CINTIA MAGNO BRAZOROTTO

Palavra chave

política educacional; ensino médio integrado; educação profissional; dualismo.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

25/02/2014

Nº Downloads

1651

Resumo

Com a presente pesquisa, investigou-se a implantação da política educacional voltada ao ensino médio integrado, previsto no Termo de Acordo de Cooperação Técnico Educativo firmado entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. A hipótese que orienta as análises aponta para a distância entre o pretendido na política e sua implantação, principalmente, no que diz respeito à efetiva integração entre os ensinos médio regular e técnico. A pesquisa investigou os marcos legais da política educacional que regem o ensino profissional no Brasil procurando compreender em que medida o dualismo, que aparta o ensino propedêutico do profissional, configura uma característica intrínseca a essa modalidade de ensino. Os caminhos perseguidos pela expansão em âmbito federal da referida política, particularmente a partir de 2005, se constituem em objeto de análise tomando-se, então, um dos campi do Instituto Federal de São Paulo como estudo de caso. A investigação, de caráter qualitativo, buscou conhecer a compreensão dos professores e diretores de ambas as instituições participantes do Acordo, bem como estudantes do ensino médio integrado. A pesquisa aponta, portanto, divergências importantes entre a orientação presente na formulação da política expressa nos documentos institucionais e a realidade em que ela se estabelece. Constata-se, ainda, a manutenção do dualismo presente na educação brasileira, posto que não se concretizou a efetiva integração entre a base comum do currículo, referente ao ensino médio, e a parte profissionalizante, distanciando-se, assim, de uma perspectiva que promova a integração entre as duas modalidades como caminho para se constituir a escola unitária e politécnica.

Abstract

This research investigates the implementation of an educational policy aimed at technical high school. This policy is provided in the document called Terms of Agreement for Educational Technical Cooperation, which is signed by the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo and the São Paulo State Department of Education. The hypothesis that guides this analysis reveals the distance between the desired policy and its implementation, especially regarding the effective integration between high school and vocational education. The research investigates the legal framework of educational policies regarding vocational education in Brazil; it also examines to what extent the dualism (that separates secondary and professional education) is an intrinsic characteristic of this type of education. The paths pursued by the expansion in the scope of the federal policy, particularly since 2005, constitute the object of analysis, in one of the campuses of the Federal Institute of São Paulo as a case study. This qualitative research sought to understand the comprehension of teachers, directors and students from both the federal and the state institutions. The research therefore indicates major differences between the guidance in policy formulation, expressed in institutional documents, and the reality in which it is established. The maintenance of the dualism in Brazilian education is noticeable, since there is no effective integration between the common basis of the curriculum, related to high school, and the vocational education. The integration between these two educational modalities, as a way to constitute the unitary and polytechnic education, is then pushed away by this dualism.