Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

REPRESENTAÇÕES DE UMA ESCOLA PROTESTANTE NA IMPRENSA: COLÉGIO PIRACICABANO (1881- 1886)

Orientador

CÉSAR ROMERO AMARAL VIEIRA

Autor

THAIS GONSALES SOARES

Palavra chave

Representação. Educação Protestante. Colégio Piracicabano. Imprensa.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/03/2014

Nº Downloads

1043

Resumo

O Colégio Piracicabano, fundado na cidade de Piracicaba no oeste paulista, em 1881, por educadoras do sul dos Estados Unidos, destaca-se como a primeira instituição escolar de tradição metodista instituída no Brasil. Entre a última década do período monárquico e o advento do período republicano, diversos debates surgiram em decorrência da criação desse colégio e foram esses debates o objeto dessa pesquisa. O objetivo central foi analisar, seguindo a perspectiva defendida por Magalhães, qual a relação do Colégio Piracicabano com sua realidade envolvente, a partir das discussões apresentadas pela imprensa local e em alguns setores da imprensa nacional. Como objetivos específicos propôs-se investigar qual a representação feita do modelo educacional norte americano no período entre 1881 e 1886 e analisar a disputa entre católicos e protestantes no âmbito educacional a partir dos debates veiculados pela imprensa. Por meio de uma abordagem da História Cultural, realizou-se uma análise desses acontecimentos de modo a possibilitar o levantamento de temas relevantes a sociedade piracicabana, tornando possível a identificação de elementos da pluralidade social existente. A partir do conceito de representação, a imprensa foi utilizada como fonte principal para a análise dos discursos dos diferentes atores sociais. Buscou-se um diálogo com autores que estudaram esse período, bem como com autores que deram suporte teórico para a análise do material coletado. Nesta pesquisa, evidenciamos que os embates que envolveram o Colégio Piracicabano em seus primeiros anos são significativos, pois articulam diferentes questões em discussão no cenário nacional, o que demonstra que por meio da investigação da instituição a partir de seu contexto e circunstâncias históricas, é possível refletir sobre as representações e os discursos atrelados à elas.

Abstract

The Piracicabano School, founded in Piracicaba city in western São Paulo in 1881 by educators from the southern United States, stands out as the first educational institution of the Methodist tradition established in Brazil. Between the last decade of the monarchic period and the advent of the republican period, many debates have arisen due to the creation of this school and these debates were the object of this research. The main objective was to analyze, following the approach defended by Magalhães, what are the relationships between the Piracicabano School with its surrounding reality, from the discussions presented by the local press and in some sections of the national press perspective. As specific objectives it was proposed to investigate which representation made of the U.S. educational model in the period between 1881 and 1886 and examine the dispute between Catholics and Protestants in the educational field from the debates shown in the press. Through an approach of Cultural History, an analysis of these events was made to enable to raise relevant subjects to Piracicaba’s society, allowing the identification of elements present in the existing social plurality. From the concept of representation, the press was used as the main source for the analysis of the discourses of different social agents. A dialogue with authors who have studied this period was sought, as well as with authors who gave theoretical support for data analysis. In this study, we showed that the conflicts involving the Piracicabano School in its early years are significant, since they interconnect different issues being discussed on the national scene, which points out that by investigating the institution from its context and historical circumstances, it is possible think about the representations and discourses linked to them.