Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

OS CICLOS DE VIDA DAS CENTRAIS DE NEGOCIOS: UM ESTUDO NO SETOR SUPERMERCAD...

Orientador

OSVALDO ELIAS FARAH

Autor

ROGERIO POUSA

Palavra chave

CENTRAIS DE NEGOCIOS, REDES DE EMPRESAS, SUPERMERCADOS

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

26/04/2006

Nº Downloads

1963

Resumo

O objetivo deste trabalho é classificar as Centrais de Negócios do setor supermercadista no Estado de São Paulo, de acordo com os estágios descritos na literatura, por meio de uma matriz de análise proposta pelo pesquisador. A grande dificuldade que o setor experimenta é a falta de uniformidade de objetivos dos seus participantes, alguns em descompasso com a maioria. Esse e outros fatores negativos acabam por fazer com que a central tenha que executar uma seleção dos associados para tornar possível a migração para estágios mais avançados, em comparação com centrais de países mais desenvolvidos. A metodologia utilizada neste estudo foi a realização de uma pesquisa exploratória. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos representantes das Centrais de Negócios que atuam no Estado de São Paulo. Foram utilizados, além de documentação complementar, dados advindos de outras pesquisas realizadas sobre associativismo no Brasil. A pesquisa revelou que as Centrais de Negócios distribuem-se nos quatro estágios de forma diferenciada, sendo que os Estágios de maior concentração são o Estágio Precursora, de Desenvolvimento e Maturidade Plena. Conclui-se ainda que, por meio do associativismo, as pequenas empresas no segmento supermercadista no Estado de São Paulo vêm conseguindo não só sobreviver no mercado, como crescer, criando novas oportunidades de empregos garantindo seu desenvolvimento equilibrado.

Abstract

The objective of this dissertation is to classify the business-oriented Central offices of the supermarket sector of São Paulo State, in accordance with the stage described in the literature, by means of a matrix analysis proposed by the researcher. The great difficulty experienced by the sector is the lack of uniformity related to the objectives of its participants, some of them out of step with the majority. This and other negative factors leads the central office to execute an election of the associates to become possible the migration to more advanced stages, in comparison with central offices of more developed countries. The methodology used in this study was the accomplishment of an exploratory research. The data had been collected by means of questionnaires applied to the representatives of the business-oriented Central offices acting in São Paulo State. It was used, beyond complementary documentation, data from other research carried through on associativism in Brazil. The research disclosed that the business-oriented Central offices are distributed in the four stages in differentiated form, being the stages of bigger concentration the Precursory, the Development and the Full Maturity. It is still concluded that, by means of the associativism, the small companies in the supermarket segment in São Paulo State not only come obtaining to survive in the market, as to grow, creating new chances of jobs guaranteeing its balanced development.