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Título

EDUCAÇÃO E ORALIDADE NO OESTE AFRICANO PELA REPRESENTAÇÃO DE AMADOU HAMPATÉ BÂ

Orientador

CÉSAR ROMERO AMARAL VIEIRA

Autor

ANTONIO FILOGENIO DE PAULA JUNIOR

Palavra chave

Educação, Oralidade, África, Tradição e História

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

08/04/2014

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8668

Resumo

O trabalho tem como objetivo responder qual o papel da oralidade na educação do oeste africano, tendo como objeto principal de investigação as ideias sobre educação e oralidade contidas na obra Amkoullel, o menino fula do filósofo e mestre tradicional do Mali, Amadou Hampaté Bâ (1900-1991). A tradição oral é uma das fontes investigativas basilares para a historiografia da África. De acordo com o historiador de Burkina Faso, Joseph Ki Zerbo (1922-2006), a oralidade ao lado da escrita e da arqueologia, tendo como ciências auxiliares a linguística e a antropologia, forma o material de pesquisa do historiador que investiga o continente africano. Em nossa pesquisa buscamos perceber o papel que a tradição, conhecida como tradição oral, desempenha na formação do homem africano. Esta pesquisa justifica-se também pela necessidade de ampliar os conhecimentos sobre o continente africano, já pensando na Lei Federal 10.639 de 2003, que institui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas do país. Deste modo, compreender melhor a África, também é reconhecer com mais coerência a formação do nosso povo e suas matrizes culturais ampliando as possibilidades do diálogo entre os povos.

Abstract

This study aims to answer what the role of orality in education of West African is, whose the main object of research is the idea about education and orality that comes from ‘Amkoullel, A Fula Child’. It is a literary work made by philosopher and traditional master of Mali, Amadou Hampâté Bâ (1900-1991). The oral tradition is one of the basic investigative sources for the historiography of Africa. According to the historian of Burkina Faso, Joseph Ki Zerbo (1922-2006), the oral tradition along with writing and archeology that have linguistics and anthropology as auxiliary sciences form the historian's research material who investigates the African continent. In our research we seek to understand the role that tradition, known as oral tradition, plays in the formation of African man. This research is also justified by the need to expand the knowledge about the African continent, already thinking of Federal Law 10,639 of 2003, establishing the obligation of history teaching, African and Afro-Brazilian cultures at schools of the country. Therefore, a better understanding of Africa, it is also to recognize with more consistency a training of our people and our cultural matrixes by expanding the possibilities of dialog between peoples.