Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

SEMPRE ALERTA: o Movimento Escoteiro e suas relações com o corpo, o jogo e a educação

Orientador

PROFa. DRa. CINTHIA LOPES DA SILVA

Autor

MARCIO FERREIRA DE SOUZA

Palavra chave

Criança, educação, educação física, cultura

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

03/02/2014

Nº Downloads

1026

Resumo

O Movimento Escoteiro surgiu na Inglaterra no início do século XX, sendo divulgado posteriormente por todo o mundo. Os ideais presentes no Escotismo foram os responsáveis por criar uma cultura normatizadora, por meio de seus preceitos físicos e sociais. Nota-se que há uma produção cultural relacionada ao Movimento Escoteiro, voltada às crianças, em forma de desenhos animados, histórias em quadrinhos e contos infantis, com o objetivo de ensiná-las e educá-las não formalmente, fornecendo elementos e referências sobre o Movimento Escoteiro. Alguns autores identificam essa produção cultural como um meio utilitário de preparar a criança para uma sociedade adulta do mercado e do trabalho. Com isso, partimos de um aporte teórico para dar subsídio para a discussão do Movimento Escoteiro como uma construção cultural e analisamos as produções acadêmicas relacionadas ao Escotismo nos últimos cinco anos. Para isso, estabelecemos três objetivos: 1) entender como se dá a construção cultural do jogo escoteiro, das relações com as técnicas do corpo e a educação das crianças; 2) analisar documentos e imagens e como se relacionam com o Movimento Escoteiro e 3) analisar a produção acadêmica relacionada ao Movimento Escoteiro nos últimos cinco anos (2008 a 2012). O presente trabalho configura-se como uma pesquisa de naturezas quantitativa e qualitativa. O referencial teórico é baseado em autores socioculturais. Quanto ao tipo, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisados seis trabalhos, sendo uma tese de doutorado e quatro dissertações de mestrado. Também se caracteriza como documental, a partir da análise de fontes e imagens relacionadas ao Movimento Escoteiro. Como resultado, consideramos que a construção do jogo escoteiro se dá a partir de concepções do próprio Movimento, designados a partir do jogo, da criança, dos símbolos, da tradição, dos ritos e técnicas e que a transmissão do conhecimento e a educação de crianças acontece por intermédio desses elementos. Consideramos também que todos os elementos de imagens e ilustrações se reproduzem em símbolos escoteiros e de controle. Por fim, verificamos nos bancos de dados de produção científica que, basicamente, as produções dissertam sobre comportamento de escoteiros ao ar livre, a respeito da questão política e das influências pedagógicas educacionais presentes no Escotismo. Concluímos que, para alguns autores, a forma de educação não formal analisada dá a ideia de que os elementos culturais verificados afirmam o conceito preparatório e utilitário da criança na sociedade.

Abstract

The Scout Movement originated in England in the early twentieth century and subsequently released worldwide. Ideal gifts in Scouting were responsible for creating a culture through its normative physical and social precepts. We notice that there is a Scouting -related cultural production aimed at children in the form of cartoons, comic books and children's stories in order to teach them and educate them not formally, providing information and referrals about Scouting. Some authors identify this cultural production as a means utility to prepare the child for an adult society and labor market. With this, we start from a theoretical basis to give allowance for the discussion of the Scout Movement as a cultural construct and analyze the academic productions related to Scouting over the past five years. For this, we established three objectives: 1) to understand how is the cultural construction of the Scout game and its relations with the techniques of body and education of children, 2) to analyze documents and images and how they relate to Scouting and 3) to analyze the academic production related to Scouting in the past five years (2008-2012). This study appears as quantitative and qualitative nature. The theoretical framework is based on socio-cultural authors. As for the type, it is characterized as literature review and documentary research. Six studies were analyzed, one doctoral thesis and four dissertations. Also characterized as documentary, from the analysis of sources and images related to Scouting. As a result, we believe that the construction of the Scout game starts from the conceptions of the movement itself, designated from the game, the child, the symbols, traditions, rites and techniques and the transmission of knowledge and education of children happens through these elements. We also believe that all elements of images and graphics are reproduced in Scouts symbols and control. Finally, we found in the databases of scientific production which basically yields lecture on behavior Scouts outdoors, the political question and educational pedagogical influences present in Scouting. We conclude that for some authors, the form of non-formal education analyzed gives the idea that the cultural elements verified claim preparatory concept and utility of children in society.