Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

AS RELAÇÕES DA TQM COM A ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DA QUALIDADE COMO BASE DE SUSTENTAÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS

Orientador

PROFA. DRA. ROSANGELA MARIA VANALLE

Autor

CESAR EDUARDO SOARES BAGNOLO

Palavra chave

Gestão da Qualidade Total (TQM), Estratégia Competitiva, Estratégia de Produção

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

21/03/2002

Nº Downloads

1047

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as relações da TQM com a Estratégia Competitivas e a Estratégia da Produção, buscando caracterizar seu papel como mecanismo de construção de posições vantajosas e sustentáveis de competição em uma empresa metalúrgica, produtora de móveis de aço e sistemas de armazenagem, na região de Mogi Mirim S.P. Partindo desse enfoque, este trabalho concentrou-se na análise dos impactos proporcionados pela TQM na construção de vantagens competitivas de liderança em custo e de diferenciação; e para as prioridades competitivas de produção. O estudo realizado possibilitou a constatação que a TQM, efetivamente, pode levar à obtenção de vantagens competitivas. Tem-se, portanto, que a estratégia competitiva que leva a empresa a posicionar-se em condições melhores que seus rivais, envolve um conjunto amplo de pontos de ataque não limitados à eficiência operacional, o que significa dizer que a conquista de vantagem competitiva não tem na busca da qualidade sua única e exclusiva fonte. A qualidade representa apenas um dos elementos essenciais de construção e sustentação de vantagem competitiva.

Abstract

This work has as objective to analyze the relations between TQM - Total Quality Management with the competitive strategies and manufacturing strategies, aim to characterize role as a mechanism of construction of advantageous positions and sustained of competition in a metallurgic company producer of steel furniture and and storage systems in the region of Mogi Mirim state of São Paulo Brazil. Looking at this point, this work concentrated on on the analysis of the proportinate impacts by TQM in the construction of Competitive Advantages of leadership in cost and differentiation and for the competitive priorities of production. The accomplished study made possible the verification that the TQM effectively can take to the obtaining of competitive advantages therefore, the competitive estrategy that makes the company to position in better conditions than it's rivals, it involves a wide group of attack points non limited to the operational efficiency, that means that the conquest of competitive advantage doesn't have in the search of it's only and exclusive source. The quality just represents one of essential elements of construction and sustained of competitive advantage.