Visualização do documento
Título
AS RELAÇÕES DA TQM COM A ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DA QUALIDADE COMO BASE DE SUSTENTAÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS
Orientador
PROFA. DRA. ROSANGELA MARIA VANALLE
Autor
CESAR EDUARDO SOARES BAGNOLO
Palavra chave
Gestão da Qualidade Total (TQM), Estratégia Competitiva, Estratégia de Produção
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
21/03/2002
Nº Downloads
1047
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as relações da TQM com a
Estratégia Competitivas e a Estratégia da Produção, buscando caracterizar seu
papel como mecanismo de construção de posições vantajosas e sustentáveis
de competição em uma empresa metalúrgica, produtora de móveis de aço e
sistemas de armazenagem, na região de Mogi Mirim S.P.
Partindo desse enfoque, este trabalho concentrou-se na análise dos
impactos proporcionados pela TQM na construção de vantagens competitivas
de liderança em custo e de diferenciação; e para as prioridades competitivas de
produção.
O estudo realizado possibilitou a constatação que a TQM, efetivamente,
pode levar à obtenção de vantagens competitivas. Tem-se, portanto, que a
estratégia competitiva que leva a empresa a posicionar-se em condições
melhores que seus rivais, envolve um conjunto amplo de pontos de ataque não
limitados à eficiência operacional, o que significa dizer que a conquista de
vantagem competitiva não tem na busca da qualidade sua única e exclusiva
fonte. A qualidade representa apenas um dos elementos essenciais de
construção e sustentação de vantagem competitiva.
Abstract
This work has as objective to analyze the relations between TQM - Total
Quality Management with the competitive strategies and manufacturing
strategies, aim to characterize role as a mechanism of construction of
advantageous positions and sustained of competition in a metallurgic company
producer of steel furniture and and storage systems in the region of Mogi Mirim
state of São Paulo Brazil.
Looking at this point, this work concentrated on on the analysis of the
proportinate impacts by TQM in the construction of Competitive Advantages of
leadership in cost and differentiation and for the competitive priorities of
production.
The accomplished study made possible the verification that the TQM
effectively can take to the obtaining of competitive advantages therefore, the
competitive estrategy that makes the company to position in better conditions
than it's rivals, it involves a wide group of attack points non limited to the
operational efficiency, that means that the conquest of competitive advantage
doesn't have in the search of it's only and exclusive source. The quality just
represents one of essential elements of construction and sustained of
competitive advantage.