Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

ESTUDO EXPLORATÓRIO TIPO SURVEY SOBRE O USO DO QFD NAS 500 MAIORES EMPRESAS NO BRASIL

Orientador

PROF. DR. PAULO AUGUSTO CAUCHICK MIGUEL

Autor

JOSÉ ANTONIO CARNEVALLI

Palavra chave

Desdobramento da Função Qualidade, QFD, Desenvolvimento de Produto...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

18/07/2002

Nº Downloads

874

Resumo

O Desdobramento da Função Qualidade (QFD - Quality Function Deployment) é um método de desenvolvimento de produtos e serviços criado no Japão, que tem como objetivo garantir a qualidade desde a fase de projeto, identificando os requisitos mais importantes, traduzindo estes requisitos em características mensuráveis de um produto ou de um serviço. O QFD vem sendo utilizado em diferentes aplicações tais como automóveis, caminhões, software, alimentos, serviços de banco, currículos de cursos, treinamento e estratégias de produção. O objetivo desse trabalho é avaliar o grau de introdução do QFD no Brasil, estudando principalmente as maiores empresas privadas, de forma a identificar os benefícios e dificuldades de implementar este método, bem como as empresas que já têm experiência no seu uso. Para atingir estes objetivos, foi realizada uma pesquisa de campo exploratória, com amostra não aleatória e intencional, usando como técnica de coleta de dados, um questionário enviado pelo correio. A taxa de retorno foi de 21%, onde se verificou que pouco mais de 18% utiliza o método. Estas empresas, buscam, principalmente, melhorias no processo de desenvolvimento de produtos, e iniciaram a implantação, após a metade da década de 90, mostrando que o uso do QFD no Brasil ainda é relativamente recente. A maioria destas empresas tem mais de um projeto concluído. Sobre as dificuldades de implantação do QFD, a que mais se destacou foi a falta de experiência no método e, em relação aos benefícios, destacaram-se o aumento da satisfação dos clientes, melhoria do trabalho em grupo e da comunicação entre os departamentos. A pesquisa também verificou que a maioria das empresas não avaliam os resultados da implantação e seus custos, o que dificulta a avaliação de custo-benefício desta implantação. Também foram identificadas cinco empresas com experiência em QFD (25% das que usam), que podem ser consideradas como referência no uso do método no país.

Abstract

Quality Function Deployment (QFD - Quality Function Deployment) is a method for developing products and services developed Japan. QFD has the objective of assuring quality since the project, identifying the most important customer requirements and translating these requirements into measurable characteristics of the product and service. QFD has been used in different applications, such as automobiles, trucks, software, food, banking services, course curriculum, training and manufacturing strategies. The objective of this work is to evaluate the extension of the use of QFD in Brazil, studying mainly the largest private companies, identifying the benefits and difficulties to implement this method and identifying companies which already have experience in its use. To achieve this aim, an exploratory field research was carried out, with not random samples using as a technique a questionnaire sent by mail. The return rate was 21% and the results showed that a bit more than 18% use the method. The companies which use the method mainly seek to improve the product development process. They started to make use of QFD during the 90s, showing that the use of QFD in Brazil is still relatively recent. Most companies have carried out more than one project. Concerning the difficulties to implement QFD, the major problems were the lack of experience with the method. Regarding the benefits, the most important is customer satisfaction as well as teamwork and department communication improvement. The survey also verified that the majority of companies do not assess the QFD implementation and its costs, which make difficult to evaluate its cost - benefit. Additionally, the survey identified five companies with experience in QFD (25% the QFD uses) which can be regarded as a reference in the use of the method in the country.