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Título
MARKETING SOCIAL: OS REFLEXOS NA RELACAO ENTRE EMPRESAS E CONSUMIDORES
Orientador
ANTONIO CARLOS GIULIANI
Autor
MARIA ROSA BUENO MORAIS
Palavra chave
CIDADANIA EMPRESARIAL, MARKETING SOCIAL, MARKETING PARA CAUSAS SOCIAIS E ...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APL
Data da defesa
18/05/2006
Nº Downloads
2497
Resumo
O presente estudo investiga os reflexos da cidadania social como um novo comportamento, utilizado para apoiar as relações entre empresas e consumidores e representar um diferencial competitivo para a reputação corporativa e suas marcas. Nessa visão ampliada do marketing, é analisada esta nova postura social agregada à marca, procurando contribuir para os novos requisitos mercadológicos da atuação empresarial e apontar como gerar lucro, proporcionar satisfação aos consumidores e atender os interesses públicos. Foi desenvolvida uma pesquisa de caráter exploratório qualitativo, procurando avaliar se os conceitos teóricos correspondem à realidade das empresas e dos consumidores brasileiros. O estudo contemplou duas etapas de pesquisas qualitativas, envolvendo análise comparativa de consumidores em geral e empresários, o primeiro estudo foi realizado em São Paulo e o segundo em Piracicaba, ambos efetuados a partir do levantamento de dados primários qualitativos, à luz da metodologia da comunicação. A primeira amostra constituiu-se de 31 pessoas e a segunda de 137. Ambos os estudos apontaram os reflexos positivos do marketing social na atuação empresarial, tendo sido constatado uma percepção convergente entre consumidores e empresários quanto ao envolvimento das empresas com causas sociais, sendo este um fator para a melhoria da imagem, respeito e admiração pelo consumidor.
Abstract
The current study investigates how the citizenship reflexes of a new behavior is influencing and given support to the relationships between companies and consumers and how it became a competitive differential for the corporate reputation and brands. In this wide view of the marketing, the social posture associated with brands is analyzed in order to discover if this behavior really influences and contributes positively to the new consumers requirements, that are: to generate profit, to provide satisfaction to the consumers and at the same time to assist the public interests. To complement that exploratory study, a qualitative survey was developed, in which tried to evaluate if the theory concepts studied correspond to the reality of the Brazilian companies and consumers. This study evaluated two steps of qualitative surveys, involving comparatives analyses with general consumers and companies' managements. The fist survey was done in São Paulo city with 31 people and the second was done in Piracicaba with 137 people., being both oriented by the communication method concepts. The objective was to know the reflexes of social marketing in enterprises environment and the perceptions of the surveyed public on the companies' involvement in social causes. This study found a convergent positive perception between consumers and companies about the involvement of companies in social causes, being this an important factor to improve companies' image, respect and admiration by the consumers.