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Título
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS NACIONAIS
Orientador
PROF. DR. JOSÉ ANTONIO ARANTES SALLES
Autor
MARIA ELIANA GOMES CARDIM DE QUEIROZ GUIMARÃES
Palavra chave
Comércio Exterior, Competitividade Internacional, Estratégias Competitivas.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
02/07/2002
Nº Downloads
1339
Resumo
A necessidade de garantir o crescimento das exportações brasileiras tem gerado
uma busca mais intensa para o entendimento da operacionalidade do comércio
exterior. Empresas nacionais têm se defrontado, tendo de um lado uma acirrada
concorrência internacional; e do outro, barreiras protecionistas nos mercados
importadores. Para aumentar a participação brasileira no comércio internacional,
setores públicos e privados precisam caminhar na mesma direção, com
estratégias seguras formuladas diante da dinâmica do mercado internacional.
Este estudo pretende apresentar de forma operacional algumas estratégias que
podem ser adotadas para conquistar e manter novos negócios em mercados
externos e exemplificar àquelas, atualmente adotadas por algumas empresas
nacionais nessa conquista. Conclui-se que, para um crescimento sustentado das
exportações das empresas nacionais, torna-se fundamental adotar uma produção
que respeite o meio ambiente, desenvolver uma cultura exportadora com
profissionais capacitados a atuar internacionalmente, aproximar-se dos clientes e
consumidores internacionais, investir em ações agressivas mercadológicas,
consolidar a marca no mercado internacional e obter uma infra-estrutura logística
eficiente.
Abstract
The necessity of guaranteeing the increase of the Brazilian exportations has
created a more intense search for the understanding of the foreign trade
operation. National companies have been facing on one side strong international
opponents and on the other they have also been finding barriers of protectionism
in the import market. In order to increase the Brazilian participation in the
international trade, public and private sectors need to act the same way, with safe
strategies formulated according to the dynamic of the international market. This
study intends to present in an operational way some strategies that can be
adopted to conquer and maintain new business in the foreign market and to
exemplify the ones adopted nowadays by national companies in that way. As a
conclusion, we can notice that for a sustained increase of the exportations of the
national companies, it becomes essential to adopt a production that respects the
environment, develop an exporting culture with skillful professionals to trade
internationally, approach international clients and consumers, invest in aggressive
actions of marketing, consolidate the trade mark in the international market, and
obtain an efficient logistics infrastructure.