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Título

PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS NACIONAIS

Orientador

PROF. DR. JOSÉ ANTONIO ARANTES SALLES

Autor

MARIA ELIANA GOMES CARDIM DE QUEIROZ GUIMARÃES

Palavra chave

Comércio Exterior, Competitividade Internacional, Estratégias Competitivas.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

02/07/2002

Nº Downloads

1339

Resumo

A necessidade de garantir o crescimento das exportações brasileiras tem gerado uma busca mais intensa para o entendimento da operacionalidade do comércio exterior. Empresas nacionais têm se defrontado, tendo de um lado uma acirrada concorrência internacional; e do outro, barreiras protecionistas nos mercados importadores. Para aumentar a participação brasileira no comércio internacional, setores públicos e privados precisam caminhar na mesma direção, com estratégias seguras formuladas diante da dinâmica do mercado internacional. Este estudo pretende apresentar de forma operacional algumas estratégias que podem ser adotadas para conquistar e manter novos negócios em mercados externos e exemplificar àquelas, atualmente adotadas por algumas empresas nacionais nessa conquista. Conclui-se que, para um crescimento sustentado das exportações das empresas nacionais, torna-se fundamental adotar uma produção que respeite o meio ambiente, desenvolver uma cultura exportadora com profissionais capacitados a atuar internacionalmente, aproximar-se dos clientes e consumidores internacionais, investir em ações agressivas mercadológicas, consolidar a marca no mercado internacional e obter uma infra-estrutura logística eficiente.

Abstract

The necessity of guaranteeing the increase of the Brazilian exportations has created a more intense search for the understanding of the foreign trade operation. National companies have been facing on one side strong international opponents and on the other they have also been finding barriers of protectionism in the import market. In order to increase the Brazilian participation in the international trade, public and private sectors need to act the same way, with safe strategies formulated according to the dynamic of the international market. This study intends to present in an operational way some strategies that can be adopted to conquer and maintain new business in the foreign market and to exemplify the ones adopted nowadays by national companies in that way. As a conclusion, we can notice that for a sustained increase of the exportations of the national companies, it becomes essential to adopt a production that respects the environment, develop an exporting culture with skillful professionals to trade internationally, approach international clients and consumers, invest in aggressive actions of marketing, consolidate the trade mark in the international market, and obtain an efficient logistics infrastructure.