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Título
ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS
Orientador
PROF. DR. SÍLVIO ROBERTO IGNÁCIO PIRES
Autor
ALÍPIO PIRES DE SOUZA JÚNIOR
Palavra chave
Estratégia Tecnológica, Indústria de autopeças.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
01/11/2001
Nº Downloads
915
Resumo
Nos últimos anos, o nível de competitividade tem crescido significativamente
em todos os segmentos industriais e em todo o mundo. No Brasil, em especial,
tal situação tem se intensificado muito desde o início dos anos 90, quando se
começou o processo de abertura econômica. Esse crescimento no nível de
competitividade tem exigido das empresas industriais, dentre outras coisas,
uma atualização crescente em termos de tecnologia de produto e de processo
produtivo. Nesse contexto, um dos setores onde a competição tem sido mais
acentuada é o setor automotivo. Esse trabalho tem como objetivo básico
apresentar alguns aspectos relevantes de uma estratégia tecnológica e realizar
um estudo de caso referente à introdução no mercado nacional de um produto
inovador, por uma representativa empresa de autopeças. Os resultados
mostram, principalmente, que o conceito de estratégia tecnológica abrange os
três níveis hierárquicos usuais das estratégias empresariais e que o mesmo
ainda não se apresenta devidamente estruturado e formalizado pela literatura
na área.
Abstract
In the last years the level of competitiveness has increased significantly in all
industry worldwide. Especially in Brazil this situation has been intensified since
the beginning of the 90’s with the economical opening of the country. Among
several requirements, this growth in competitiveness has demanded from
industrial companies a constant upgrading of product and process technology.
At this context, one of the segments more affected by the new demands is the
auto parts industry. This research has as main purpose to present some
representative aspects of Technological Strategy concept and to conduct a
case study concerning the introduction into the brazilian market of an innovative
product by a representative auto parts company. The results highlights that in
fact the Technological Strategy embraces the three usual levels of the Strategy
concept and that this concept is still not completely structured and formalized by
the literature in the sector.