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Título

ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS

Orientador

PROF. DR. SÍLVIO ROBERTO IGNÁCIO PIRES

Autor

ALÍPIO PIRES DE SOUZA JÚNIOR

Palavra chave

Estratégia Tecnológica, Indústria de autopeças.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/11/2001

Nº Downloads

915

Resumo

Nos últimos anos, o nível de competitividade tem crescido significativamente em todos os segmentos industriais e em todo o mundo. No Brasil, em especial, tal situação tem se intensificado muito desde o início dos anos 90, quando se começou o processo de abertura econômica. Esse crescimento no nível de competitividade tem exigido das empresas industriais, dentre outras coisas, uma atualização crescente em termos de tecnologia de produto e de processo produtivo. Nesse contexto, um dos setores onde a competição tem sido mais acentuada é o setor automotivo. Esse trabalho tem como objetivo básico apresentar alguns aspectos relevantes de uma estratégia tecnológica e realizar um estudo de caso referente à introdução no mercado nacional de um produto inovador, por uma representativa empresa de autopeças. Os resultados mostram, principalmente, que o conceito de estratégia tecnológica abrange os três níveis hierárquicos usuais das estratégias empresariais e que o mesmo ainda não se apresenta devidamente estruturado e formalizado pela literatura na área.

Abstract

In the last years the level of competitiveness has increased significantly in all industry worldwide. Especially in Brazil this situation has been intensified since the beginning of the 90’s with the economical opening of the country. Among several requirements, this growth in competitiveness has demanded from industrial companies a constant upgrading of product and process technology. At this context, one of the segments more affected by the new demands is the auto parts industry. This research has as main purpose to present some representative aspects of Technological Strategy concept and to conduct a case study concerning the introduction into the brazilian market of an innovative product by a representative auto parts company. The results highlights that in fact the Technological Strategy embraces the three usual levels of the Strategy concept and that this concept is still not completely structured and formalized by the literature in the sector.