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Título
IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS DO MARKETING CONTEMPORÂNEO
Orientador
Prof. Dr. Paulo Jorge Morais Figueiredo
Autor
ANTONIO JÂNIO FERNANDES
Palavra chave
Marketing e Meio Ambiente, Ética ambiental, Consumismo
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
01/03/2001
Nº Downloads
1326
Resumo
Enquanto elemento estratégico das políticas de
desenvolvimento econômico no mundo contemporâneo, o marketing
influencia significativamente o comportamento das sociedades e
induz à criação de valores sociais. Quando estritamente inserido na
lógica econômica e de mercado, o marketing provoca pressões
sobre o consumo e induz à criação de hábitos sociais com
influências importantes nas relações entre os homens e destes com
o meio ambiente. Inserido nesta problemática, o presente trabalho
busca analisar as implicações do marketing contemporâneo com a
degradação ambiental evidenciada de forma global no planeta. Mais
especificamente, este trabalho busca analisar a abrangência e a
intensidade com que as concepções do marketing têm influenciado
em escala ampliada o surgimento de um estilo de vida consumista e
consequentemente degradante ao meio ambiente.
Trata-se portanto de um ensaio em que, a partir da explicitação
de nexos entre os elementos conceituais e a prática atual do
marketing e suas implicações nos valores das sociedade e na
dinâmica ambiental, busca-se caracterizar a necessidade de uma
revisão na concepção deste instrumento, a da própria lógica
econômica e mercadológica na qual ele se insere, à luz dos limites
físicos do meio ambiente e dos fundamentos da ética ambiental.
Abstract
As a strategic element of the contemporary economic
development policies, the marketing influences significantly the
behaviour of societies and the formation of social values. When
strictly inserted in the economical logic of the market, the marketing
can produce pressures over consumption and the creation of social
habits which have significant influences both in the relationships
among citizens and between men and the environment. Within this
context, this work tries to analyse the influences of the contemporary
marketing in the global environmental degradation. It tries to analyse,
more specifically, the influence of the marketing and its underlying
conceptions in the burgeoning of a consumerist life style.
In short, it is an essay in search of relationships between the
conceptual and practical elements of the marketing and its
implications in the behaviour of the society and the physical limits of
the environment.