Visualização do documento
Título
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO MODELO PROJECT FINANCE COMO INSTRUMENTO DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS E DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO EM
INFRA-ESTRUTURA RODOVIÁRIA
Orientador
PROFA. DRA. ROSÂNGELA MARIA VANALLE
Autor
JOÃO GUALBERTO COUTINHO ROCHA
Palavra chave
project finance, análise de projetos, análise de investimentos,...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
16/08/2001
Nº Downloads
1159
Resumo
O presente trabalho versa sobre a aplicação do modelo project finance como instrumento de
decisão nos processos de análise e seleção de projetos de investimento em infra-estrutura
rodoviária. Com o advento das concessões de rodovias à iniciativa privada, no Brasil e em
diversos outros países do mundo, a seleção de projetos rodoviários com base,
exclusivamente, em parâmetros e critérios financeiros passou a ser adotada de forma ampla,
praticamente deixando-se de analisar os projetos enquanto promotores de benefícios
econômicos líquidos para a sociedade. O objetivo do trabalho é o de apresentar o modelo
project finance, discutindo seus propósitos e os resultados gerados com sua aplicação, para
então comparar tais aspectos aos das metodologias tradicionais de análise de projetos de
rodovias e, a partir daí, e em especial no caso do programa brasileiro de concessões
rodoviárias, propor limites de aplicação para o project finance dentro dos processos
decisórios para implementação de projetos de investimento em infra-estrutura rodoviária.
Abstract
This dissertation deals with the use of ‘project finance’ modeling as a tool on analysis and
selection decision processes, specifically focused in the case of highway transportation
investment projects. Due to government policies of transference and privatization of public
services established in Brazil and in several other countries, the selection of investment
projects turned out to be widely based on financial parameters and criteria only, where the
economic benefits to society haven’t been taken into account at all. The purpose of this
study is present the project finance model in use for highway investment projects,
discussing its results and comparing them to the ones obtained from the use of traditional
methodologies of project analysis on transportation investments. The last chapter of this
dissertation develops a discussion on the determination of limits for the applicability of
project finance model in decision process relative to highway transportation projects,
specially for the case of Brazilian highway concession programs.