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Título

GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUFATURA EM UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS

Orientador

PROF. DR. SILVIO R. I. PIRES

Autor

MARCELO LUIZ FAVARIN

Palavra chave

Estratégia de Manufatura, Prioridades Competitivas, Estudo de Caso.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

10/09/2001

Nº Downloads

1095

Resumo

Nos últimos anos as empresa industriais estão enfrentando uma série de novos desafios, decorrentes da consolidação do processo de globalização. Nesse ambiente altamente competitivo, a tendência é que as empresas se vejam forçadas a rever suas estratégias competitivas e a melhorar o desempenho das operações produtivas, tornando a manufatura uma poderosa arma competitiva. Contudo, o conceito de Estratégia de Manufatura não é tão difundido no meio empresarial tanto quanto é no meio acadêmico, no qual tem ganhado forte interesse nos últimos anos. Este trabalho tem como objetivo básico realizar um estudo exploratório em uma empresa representativa de seu setor de atuação, com o intuito de se verificar o nível de difusão do conceito de Estratégia de Manufatura na mesma, bem como a existência ou não de interação e alinhamento de objetivos e ações da mesma entre as diversas áreas da empresa e das mesmas com a Estratégia de Negócios. Os dados levantados mostram que a Estratégia de Manufatura não está integrada à Estratégia de Negócios da empresa estudada. O conceito de Estratégia de Manufatura não está difundido na empresa, não sendo a manufatura gerenciada estrategicamente. Constatou-se ainda que existem barreiras internas, as quais dificultam o gerenciamento estratégico da manufatura, com as áreas (funções) da empresa trabalhando isoladamente. Verificou-se também, através do estudo de caso, que as respostas obtidas dependem de a quem o questionário foi direcionado, podendo variar significativamente para uma mesma empresa.

Abstract

During the last years the manufacturing companies are facing a series of new challenges caused bei the consolidation of the globalization processes. In this highly competitive environment the companies have been forced to review its strategies and improve the productive operation performance, in order to transforming the manufacturing in a powerfull competitive weapon. Nevertheless, the Manufacturing Strategy concept is not well diffused within the company environment as it is in the academic world, where it has recently received a strong interest. This work has the basic objective of accomplishing an exploratory study at a representative auto parts company operating in Brazil, with the purpose of checking inside it the level of diffusion of the Manufacturing Strategy concept, as well the existence or not of interaction and alignment of objectives among the several areas of the company and the Manufacturing with the Competitive Strategy of the Business Unit. The surveyed data show that the Manufacturing Strategy is not adequately integrated with the Competitive Strategy of the company. The concept of Manufacturing Strategy is not well diffused in the company and the strategic management of the manufacturing is not adequately conducted .It is clear that the existence of some internal barries make difficult the strategic management of manufacturing, with areas of the company operating not in a integrated way. Also, the case study conducted inside just one company shows a methodological weakness of several surveys on Manufacturing Strategy because it becomes clear that the content of the obtained data depends strongly of whom responded the questionnaire and that can happen significant variation of responses within the same company.