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Título
GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUFATURA EM UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS
Orientador
PROF. DR. SILVIO R. I. PIRES
Autor
MARCELO LUIZ FAVARIN
Palavra chave
Estratégia de Manufatura, Prioridades Competitivas, Estudo de Caso.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
10/09/2001
Nº Downloads
1095
Resumo
Nos últimos anos as empresa industriais estão enfrentando uma série de novos desafios,
decorrentes da consolidação do processo de globalização. Nesse ambiente altamente
competitivo, a tendência é que as empresas se vejam forçadas a rever suas estratégias
competitivas e a melhorar o desempenho das operações produtivas, tornando a
manufatura uma poderosa arma competitiva. Contudo, o conceito de Estratégia de
Manufatura não é tão difundido no meio empresarial tanto quanto é no meio acadêmico,
no qual tem ganhado forte interesse nos últimos anos.
Este trabalho tem como objetivo básico realizar um estudo exploratório em uma
empresa representativa de seu setor de atuação, com o intuito de se verificar o nível de
difusão do conceito de Estratégia de Manufatura na mesma, bem como a existência ou
não de interação e alinhamento de objetivos e ações da mesma entre as diversas áreas da
empresa e das mesmas com a Estratégia de Negócios.
Os dados levantados mostram que a Estratégia de Manufatura não está integrada à
Estratégia de Negócios da empresa estudada. O conceito de Estratégia de Manufatura
não está difundido na empresa, não sendo a manufatura gerenciada estrategicamente.
Constatou-se ainda que existem barreiras internas, as quais dificultam o gerenciamento
estratégico da manufatura, com as áreas (funções) da empresa trabalhando
isoladamente. Verificou-se também, através do estudo de caso, que as respostas obtidas
dependem de a quem o questionário foi direcionado, podendo variar significativamente
para uma mesma empresa.
Abstract
During the last years the manufacturing companies are facing a series of new challenges
caused bei the consolidation of the globalization processes. In this highly competitive
environment the companies have been forced to review its strategies and improve the
productive operation performance, in order to transforming the manufacturing in a
powerfull competitive weapon. Nevertheless, the Manufacturing Strategy concept is not
well diffused within the company environment as it is in the academic world, where it
has recently received a strong interest.
This work has the basic objective of accomplishing an exploratory study at a
representative auto parts company operating in Brazil, with the purpose of checking
inside it the level of diffusion of the Manufacturing Strategy concept, as well the
existence or not of interaction and alignment of objectives among the several areas of
the company and the Manufacturing with the Competitive Strategy of the Business Unit.
The surveyed data show that the Manufacturing Strategy is not adequately integrated
with the Competitive Strategy of the company. The concept of Manufacturing Strategy
is not well diffused in the company and the strategic management of the manufacturing
is not adequately conducted .It is clear that the existence of some internal barries make
difficult the strategic management of manufacturing, with areas of the company
operating not in a integrated way. Also, the case study conducted inside just one
company shows a methodological weakness of several surveys on Manufacturing
Strategy because it becomes clear that the content of the obtained data depends strongly
of whom responded the questionnaire and that can happen significant variation of
responses within the same company.