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Título

MARKETING NA MICRO E PEQUENA EMPRESA INDUSTRIAL E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Orientador

PROFª DRª NÁDIA KASSOUF PIZZINATTO

Autor

MARIA JUDITH MEFFE MARCIO

Palavra chave

Marketing - Plano de Marketing– Marketing de Relacionamento – Micro e Pequena...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

10/08/2001

Nº Downloads

1622

Resumo

A globalização exige que a gestão empresarial seja focada no mercado; para tanto, é necessária a utilização dos instrumentos de marketing, o que parece praticamente inacessível ao micro e pequeno empresário, se observados os investimentos promocionais na mídia das grandes organizações. Este trabalho teve por objetivo investigar a utilização dos conceitos centrais de marketing na micro e pequena empresa industrial e de prestação de serviços, desenvolvendo-se um estudo exploratório junto ao Rei dos Cabeçotes, empresa que atua no recondicionamento de cabeçotes na região de Campinas, classificada como micro e pequena empresa, por estar em fase de transição de uma categoria para outra, tendo, assim, perfil de ambas. Para ela, foi elaborado um Plano de Marketing, como instrumento catalisador dos conceitos da área . Dentre as estratégias apontadas no Plano, contemplam-se as voltadas ao Marketing de Relacionamento. A pesquisa apoiou-se em levantamentos de dados secundários, de referências bibliográficas, além do uso de pesquisa por observação. O estudo mostrou a viabilidade de aplicação dos princípios e ferramentas de Marketing na organização que serviu como estudo de caso.

Abstract

The globalizacion demands the managerial administration to be focused on the market; therefore it is necessary the use of the marketing instruments what seems practically inaccessible to the micro and small entrepreneur if we observe the promotional investments in the media of the great organizations. This paper purpose was to investigate the use of the central concepts of marketing in the micro and small industrial company and service rendering by developing na exploratory study close to the “Rei dos Cabeçotes”, a company that operates reconditioning headstocks in the area of Campinas. It is classified as a micro and small company because it is in phase of transition from one category to another, so, it has the outline of both of them. A Plan of Marketing was elaborated for this company as a catalyzer instrument of the concepts of the area. Among the strategies pointed in the Plan, the ones turned to the Marketing of Relationship are observed. The reasearch had the support of the gathering of secondary data, of bibliographical references, besides the use of research by observation. The study showed the viability of the application of the marketing principles and instruments in the organization what was useful for the study of the case.