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Título
MARKETING NA MICRO E PEQUENA EMPRESA INDUSTRIAL E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Orientador
PROFª DRª NÁDIA KASSOUF PIZZINATTO
Autor
MARIA JUDITH MEFFE MARCIO
Palavra chave
Marketing - Plano de Marketing– Marketing de Relacionamento – Micro e Pequena...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
10/08/2001
Nº Downloads
1622
Resumo
A globalização exige que a gestão empresarial seja focada no mercado; para
tanto, é necessária a utilização dos instrumentos de marketing, o que parece
praticamente inacessível ao micro e pequeno empresário, se observados os
investimentos promocionais na mídia das grandes organizações.
Este trabalho teve por objetivo investigar a utilização dos conceitos centrais de
marketing na micro e pequena empresa industrial e de prestação de serviços,
desenvolvendo-se um estudo exploratório junto ao Rei dos Cabeçotes,
empresa que atua no recondicionamento de cabeçotes na região de Campinas,
classificada como micro e pequena empresa, por estar em fase de transição de
uma categoria para outra, tendo, assim, perfil de ambas. Para ela, foi elaborado
um Plano de Marketing, como instrumento catalisador dos conceitos da área .
Dentre as estratégias apontadas no Plano, contemplam-se as voltadas ao
Marketing de Relacionamento. A pesquisa apoiou-se em levantamentos de
dados secundários, de referências bibliográficas, além do uso de pesquisa por
observação. O estudo mostrou a viabilidade de aplicação dos princípios e
ferramentas de Marketing na organização que serviu como estudo de caso.
Abstract
The globalizacion demands the managerial administration to be focused on the
market; therefore it is necessary the use of the marketing instruments what
seems practically inaccessible to the micro and small entrepreneur if we
observe the promotional investments in the media of the great organizations.
This paper purpose was to investigate the use of the central concepts of
marketing in the micro and small industrial company and service rendering by
developing na exploratory study close to the “Rei dos Cabeçotes”, a company
that operates reconditioning headstocks in the area of Campinas. It is classified
as a micro and small company because it is in phase of transition from one
category to another, so, it has the outline of both of them. A Plan of Marketing
was elaborated for this company as a catalyzer instrument of the concepts of
the area. Among the strategies pointed in the Plan, the ones turned to the
Marketing of Relationship are observed. The reasearch had the support of the
gathering of secondary data, of bibliographical references, besides the use of
research by observation. The study showed the viability of the application of the
marketing principles and instruments in the organization what was useful for
the study of the case.