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Título

DA COMUNICAÇÃO MANUSCRITA À COMUNICAÇÃO DIGITAL EM UNIDADES HOSPITALARES: UMA PROPOSTA PARA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO PRONTUÁRIO DE CLIENTE / PACIENTE

Orientador

PROF. DR. CÉSAR RICARDO MAIA DE VASCONCELOS

Autor

MARCIO COUTINHO DE SOUZA

Palavra chave

Hospital; Processo produtivo hospitalar; Prontuário do Paciente (PP);...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

22/09/2005

Nº Downloads

1768

Resumo

Esta pesquisa trata a gestão da informação do prontuário do Cliente / Paciente (PP) no ambiente hospitalar. Define o PP como um livro que reúne um conjunto de documentos gerados a partir do ato assistencial ao Cliente / Paciente, registrando dados demográficos, socioeconômicos e clínicos. Caracteriza o PP como uma ferramenta relacionada com toda a atividade hospitalar, seja esta assistencial, de pesquisa, de ensino ou administrativa. Avalia, na revisão de literatura, o sistema manuscrito e o sistema informatizado de gestão do Cliente / Paciente. identifica-se na pesquisa como sendo prontuário do paciente (PP), quando referido ao Prontuário tradicional em papel; e Sistema de Gestão de Cliente / Paciente (SGCP), quando referido ao SGCP baseado em computador. Define uma linguagem de programação e um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD), e, a partir daí desenvolve uma proposta de um modelo de SGCP para o segmento hospitalar, dando ênfase em alguns formulários do PP, tais como: ficha de internação, pedidos de exames (radiológicos e laboratoriais), ficha de anamnese, prescrição médica e de enfermagem, entre outros. Informa que a discussão sobre o desenvolvimento de sistema de informação (SI) dessa natureza não é uma tarefa fácil, pois cada hospital apresenta peculiaridades próprias que não devem ser esquecidas. Informa que o segmento hospitalar pode obter alguns benefícios com um SI dessa natureza. Entretanto alguns fatores devem ser considerados, tais como: capacitação profissional; pontos de testes na implantação do sistema; e desenvolvimento de grupos de pesquisas, antecedendo o processo de implementação.

Abstract

This research is about the management of Client / Patient Medical Records (PP) within the hospital environment. It defines PP as a book that gathers documents generated by assisting the Client / Patient, and which contains demographic, socioeconomic and clinical data. It characterizes PP as a tool associated with every hospital activity, whether it is assistance, research, teaching or management-related. It evaluates, through literature review, the handwritten system as well as the electronic version of Client / Patient management. It identifies PP as the traditional handwritten patient medical record and SGCP as the computer-based Client / Patient Management System. It defines a programming language and a data base management system (DBMS), from which it develops a proposal for a SGCP for the hospital segment, focusing on some documents of a medical record, for example, the admission chart, requisitions for laboratory tests and other studies, medical history, doctor and nurse prescriptions, among others. It reports that the development of such information system (IS) is not easy, for each hospital has its particulars that cannot be taken for granted. It reports that such IS may bring benefits to the hospital segment. Nonetheless, some factors must be taken into consideration, such as: professional qualifications, test points in the implementation of the system; and the development of research groups, before the implementation process.