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Título
DA COMUNICAÇÃO MANUSCRITA À COMUNICAÇÃO DIGITAL EM UNIDADES HOSPITALARES: UMA PROPOSTA PARA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO PRONTUÁRIO DE CLIENTE / PACIENTE
Orientador
PROF. DR. CÉSAR RICARDO MAIA DE VASCONCELOS
Autor
MARCIO COUTINHO DE SOUZA
Palavra chave
Hospital; Processo produtivo hospitalar; Prontuário do Paciente (PP);...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
22/09/2005
Nº Downloads
1768
Resumo
Esta pesquisa trata a gestão da informação do prontuário do Cliente / Paciente (PP)
no ambiente hospitalar. Define o PP como um livro que reúne um conjunto de
documentos gerados a partir do ato assistencial ao Cliente / Paciente, registrando
dados demográficos, socioeconômicos e clínicos. Caracteriza o PP como uma
ferramenta relacionada com toda a atividade hospitalar, seja esta assistencial, de
pesquisa, de ensino ou administrativa. Avalia, na revisão de literatura, o sistema
manuscrito e o sistema informatizado de gestão do Cliente / Paciente. identifica-se
na pesquisa como sendo prontuário do paciente (PP), quando referido ao Prontuário
tradicional em papel; e Sistema de Gestão de Cliente / Paciente (SGCP), quando
referido ao SGCP baseado em computador. Define uma linguagem de programação
e um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD), e, a partir daí desenvolve
uma proposta de um modelo de SGCP para o segmento hospitalar, dando ênfase
em alguns formulários do PP, tais como: ficha de internação, pedidos de exames
(radiológicos e laboratoriais), ficha de anamnese, prescrição médica e de
enfermagem, entre outros. Informa que a discussão sobre o desenvolvimento de
sistema de informação (SI) dessa natureza não é uma tarefa fácil, pois cada hospital
apresenta peculiaridades próprias que não devem ser esquecidas. Informa que o
segmento hospitalar pode obter alguns benefícios com um SI dessa natureza.
Entretanto alguns fatores devem ser considerados, tais como: capacitação
profissional; pontos de testes na implantação do sistema; e desenvolvimento de
grupos de pesquisas, antecedendo o processo de implementação.
Abstract
This research is about the management of Client / Patient Medical Records (PP)
within the hospital environment. It defines PP as a book that gathers documents
generated by assisting the Client / Patient, and which contains demographic, socioeconomic
and clinical data. It characterizes PP as a tool associated with every
hospital activity, whether it is assistance, research, teaching or management-related.
It evaluates, through literature review, the handwritten system as well as the
electronic version of Client / Patient management. It identifies PP as the traditional
handwritten patient medical record and SGCP as the computer-based Client / Patient
Management System. It defines a programming language and a data base
management system (DBMS), from which it develops a proposal for a SGCP for the
hospital segment, focusing on some documents of a medical record, for example, the
admission chart, requisitions for laboratory tests and other studies, medical history,
doctor and nurse prescriptions, among others. It reports that the development of such
information system (IS) is not easy, for each hospital has its particulars that cannot
be taken for granted. It reports that such IS may bring benefits to the hospital
segment. Nonetheless, some factors must be taken into consideration, such as:
professional qualifications, test points in the implementation of the system; and the
development of research groups, before the implementation process.