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Título

PROPOSTA DE UM MODELO DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA FABRICANTE DE BEBIDAS

Orientador

PROF. DRA. MARIA CÉLIA DE OLIVEIRA

Autor

ALAÉRCIO NICOLETTI JÚNIOR

Palavra chave

Gestão da Qualidade; GQT; Qualidade; Desempenho Organizacional;...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

17/06/2015

Nº Downloads

993

Resumo

Ocupar posição de destaque e se manter no mercado de bebidas no Brasil, dominado por multinacionais geridas pelas melhores práticas mundiais de gestão, exige que as empresas nacionais desenvolvam-se segundo tais práticas, respeitando suas características próprias. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de modelo de implantação da Gestão da Qualidade (GQ) e sua avaliação a partir de uma pesquisa-ação, por meio da sua influência no aumento do desempenho organizacional. Para tanto, a partir de uma análise bibliográfica sobre o tema, foi planejada e executada a implantação da GQ e definidos indicadores para monitorar o seu desempenho com base no Balanced Scorecard (BSC). Dois anos após o início da implantação, e ainda incompleta, notou-se melhorias nas perspectivas financeira, mercado e processos do BSC, confirmadas por análises estatísticas, nos indicadores das perspectivas processos, mercado e financeira do BSC. Quanto à perspectiva de pessoas, embora ainda não tenha apresentado melhorias nos seus indicadores confirmadas por análises estatísticas, as ações em curso indicam um melhor desempenho a partir de 2015.

Abstract

Companies that aim to achieve a prominent position and remain competitive in the beverage market in Brazil, dominated by multinational companies managed by the best practices in the world, must develop themselves as these practices, while respecting their own characteristics. This papers aims to propose a Quality Management deployment model and its evaluation from an action research, through their influence on organizational performance. For this, from a literature review on the subject, the studied company planned and executed the Quality Management deployment and defined indicators to monitor its performance according the Balanced Scorecard (BSC). Two years after the beginning of the deployment, that is still incomplete, improvements are noted in financial, market and process perspectives of the BSC, confirmed by statistical analyzes. About the people perspective, however the improvements are not confirmed, the actions in progress denote a better performance from 2015.