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Título

MÚSICA CAIPIRA E PROFESSORES DE MÚSICA PIRACICABANOS: IDENTIDADE, MEMÓRIA E TRADIÇÃO

Orientador

Prof. Dr. Thiago Borges de Aguiar

Autor

CINTYA FERNANDA MORATO SOARES FERRAZ

Palavra chave

Música Caipira, Cultura popular, Piracicaba, Memória, Professores de Música.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

20/03/2015

Nº Downloads

5635

Resumo

Esta pesquisa apresenta como eixo norteador a construção de uma memória coletiva de canções, costumes e tradições. Observamos como a música tradicional local é transmitida e retransmitida dentro da escola regular pelos professores de música, problematizando as temporalidades envolvidas na transmissão de uma memória coletiva. Para atingir esse objetivo, tratamos inicialmente de panorama da música caipira, enfocando alguns aspectos de sua origem e características peculiares que ela apresenta. A música caipira é difundida oralmente e é dotada de poesia e harmonia singulares, que a diferenciam de outro estilo musical pois transmite uma tradição de costumes do universo caipira, desde o modo como é executada até a poesia cantada nas letras das músicas. Enfocamos vertentes desse universo tais como: a viola caipira, o dialeto, a literatura popular caipira e a interpretação de canções que refletem esse legado. Nesse seguimento, também analisamos parte do acervo do folclorista piracicabano João Chiarini. Como método, partimos da pesquisa documental e caracterização do arquivo do folclorista para observarmos a constituição de uma memória musical caipira em Piracicaba, como ela foi preservada e como isso se deu. Outro ponto de destaque foi compreendermos as entrevistas realizadas com os professores de música piracicabanos que atuam em escolas regulares de caráter privado e apreender como eles conhecem e reconhecem sua cultura local: suas particularidades, sua memória, suas tradições, sua musicalidade, com a finalidade de sabermos como é realizado o enfoque dessa cultura em seus trabalhos como docentes. Percebemos que os professores tratam pouco desse conteúdo de frente às possibilidades desse legado. Compreendemos também que a música caipira, por suas características de constituição históricas e musicais carregam uma tradição consolidada na cidade.

Abstract

This research presents itself as a guideline to the construction of a collective memory of songs, customs and traditions. This research observes how local traditional music is transmitted and retransmitted within the regular school for music teachers, as well as discusses the temporalities involved in the transmission of a collective memory. To achieve this goal, one must initially treat a panorama of folk music, focusing on some aspects of their origin and the peculiar features in which it presents. The folk music is disseminated orally and is endowed with natural poetry and harmony, that differentiates it from customs of the peasant universe, by the way it is performed to the poetry which is sung in the lyrics. We focus on certain aspects of this universe such as the folk viola, the dialect, the popular folk literature and the interpretation of songs that reflect this legacy. In this follow-up, we also analyzed part of the acquis piracicabano folklorist João Chiarini. As a method, we start from the documentary and characterization of folklorist, to observe the formation of a folk musical memory in Piracicaba, another highlight was understanding the interviews with Piracicaban music teachers working in mainstream schools of private character and seizing and recognizing their local culture, including its peculiarities, memories, traditions, and musicality, in order to know how it is performed, which is the focus of this culture as teachers. We discover that teachers treat some of that forward content to the possibilities of this legacy. We also understand that the folk music, by its historical and musical creational features carry a consolidated tradition in the city.