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Título
A HOMOFOBIA PARA ALÉM DAS APARÊNCIAS
Orientador
Prof.ª Dr.ª Anna Maria Lunardi Padilha
Autor
MARCELO MARTINS REZENDE
Palavra chave
Homossexualidade. Homofobia. Preconceito. Educação.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
27/03/2015
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Resumo
O presente estudo tem por objetivo compreender alguns elementos históricos e culturais constitutivos da homofobia e identificar e analisar como a homofobia afeta a vida de sujeitos que se autodeclararam homossexuais, principalmente no interior da escola. Considerando os pressupostos marxianos de que os homens devem estar em condições de viver para poder fazer história e que sem a concretude da história fica difícil compreendê-la, foi necessário um olhar histórico e dialético para a compreensão do fenômeno da homofobia. Para isso, examinaram-se estudos sobre história da família e da propriedade e sobre a história da sexualidade, incluindo alguns aspectos da religião cristã e das diferentes formas de repressão da sexualidade. Além disso, foi necessário um estudo acerca dos aspectos sociais e psicológicos da constituição dos preconceitos, de modo abrangente, e da homofobia de modo específico. A pesquisa de campo constitui-se em três momentos: 1º momento: conversas em grupo e individuais com seis jovens, alunos e ex-alunos de uma escola pública do interior do estado de São Paulo que se autodeclararam homossexuais; 2º momento: conversa com quatro adultos, sendo três militantes e um ex-militante do movimento LGBT, e 3º momento: dois encontros com professores da rede estadual de ensino da mesma diretoria regional à qual a escola pertence e que serão utilizados em trabalhos posteriores. Os dados foram construídos e analisados a partir de quatro categorias de análises: 1) Hierarquia das sexualidades; 2) Normal e desviante; 3) Mundo público e vida privada e 4) Internalização da homofobia, sendo que esta última se relaciona com o sofrimento imposto pelo esforço de parecer ser e com o sentimento de culpa. Os estudos revelam que a homofobia foi sendo produzida histórica, social e culturalmente, gerando inúmeras marcas em todos os sujeitos, principalmente entre os homossexuais. As marcas causadas pela homofobia ultrapassam os muros escolares e a internalização da homofobia é a mais profunda entre todas as cicatrizes. Profundidade que instiga futuras investigações no sentido de aprofundar os estudos acerca dos processos de internalização do preconceito.
Abstract
The present study aims at understanding some constitutive historical and cultural elements of homophobia as well as identifying and analyzing the way homophobia affects the life of subjects who self-stated as homosexual, mainly inside the school. Taking into consideration the Marxian assumptions that men have to be in good conditions to live so that they are able to make history and that without history’s concreteness it becomes difficult to understand it, a historical and dialectic look was necessary for the understanding of the phenomenon of homophobia. To achieve that, studies were examined on the family history, on the property, and on the sexuality history, including some aspects of the Christian religion and of the different types of sexuality repression. In addition to that, a study on the social and psychological aspects of the prejudices’ constitution was necessary in a comprehensive way, and on homophobia in a specific way. The field research included three moments: 1st moment: group and individual conversations with six youngsters, students and ex-students from a public school in the State of São Paulo’s inland, who had self-stated as homosexuals; 2nd moment: conversation with four adults, being three of them militants and one of them an ex-militant of the LGBT [Lesbian, Gay, Bisexual and Transgender] movement, and 3rd moment: two meetings with teachers of the State teaching network from the same education board of directors the school belongs to and which will be used in subsequent works. The data were constructed and analyzed as from four categories of analysis: 1) Hierarchy of the sexualities; 2) Normal and deviant; 3) Public world and private life and 4) Internalization of homophobia, being the case that this last one is related to the suffering imposed by the effort to appearing to be and to the feeling of guilt. The studies reveal that homophobia has been historically, socially and culturally produced, generating countless scars in all the subjects, mainly among the homosexual ones. The marks caused by homophobia surpass the school walls and the internalization of homophobia is the deepest of all scars. That is a kind of depth which instigates future investigations in the sense of going further in the studies on the processes of internalizing the prejudice.