Visualização do documento
Título
CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM MOÇAMBIQUE: UM REPENSAR DE SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Orientador
ANNA MARIA LUNARDI PADILHA
Autor
SIMÃO ARTUR ROBATE
Palavra chave
LÍNGUA E LINGUAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO-APRENDIZ
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
01/06/2006
Nº Downloads
13514
Resumo
O presente trabalho adopta os princípios da abordagem histórico-social justificada pelo facto de ela tomar o aspecto social como elemento constitutivo do desenvolvimento humano. Revê a história da educação em Moçambique, África, país multilingue e multiétnico, desde a colonização portuguesa aos momentos actuais. Atento às sucessivas reformas curriculares de formação de professores para o ensino básico na disciplina de português no período pós-independência, o estudo procura compreender possíveis relações entre as propostas pedagógicas que orientam a formação de professores primários na língua portuguesa, e as concepções que revelam sobre língua, linguagem e ensino-aprendizagem os documentos e os dizeres dos informantes envolvidos na fase de pesquisa, partindo da consideração de que o processo pedagógico da língua portuguesa nos cursos de formação de professores é simultaneamente marcado por paradoxos e possibilidades: havendo mais escolas e nelas mais crianças, línguas e sentidos diferentes dos aprendentes colidem com aprendizagens da língua portuguesa exigidas em nome dos programas de ensino; e havendo um sistema de formação de professores para todos os níveis de ensino, o programa de ensino de língua portuguesa orienta para uma formação linguística dos futuros professores com concepções de língua/linguagem excludentes dos próprios formandos. A necessidade de uma maior clareza das concepções de língua, linguagem e processo de ensino-aprendizagem que embasam as práticas pedagógicas e a didáctica do ensino de língua portuguesa justifica parcialmente o estudo, que tem como objectivo essencial apontar uma nova perspectiva para a formação de professores primários na disciplina de português, tendo em vista a superação do insucesso escolar dos formandos e das crianças nos primeiros anos de frequência escolar.
Abstract