Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O TRABALHO DOCENTE E OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES

Orientador

PROFA. DRA. ANDREZA BARBOSA

Autor

TATIANA PALAMINI SOUZA

Palavra chave

trabalho docente; formação continuada de professores;...

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

27/04/2015

Nº Downloads

4797

Resumo

Tendo em vista as metas estabelecidas pelos governos em relação à alfabetização, como a de alfabetizar todos os alunos até os 8 anos de idade, surgem expectativas quanto ao trabalho dos professores alfabetizadores e o trabalho docente dentro dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores que, muitas vezes, investem nestes como estratégia utilizada pelos governos para auxiliar os professores. Nesse contexto, esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar a concepção de trabalho docente presente nos programas de alfabetização continuada de professores alfabetizadores a fim de responder a seguinte pergunta: como o trabalho docente tem sido concebido nos atuais programas de formação continuada de professores alfabetizadores? Como referencial teórico sobre alfabetização, foi utilizada a perspectiva discursiva de alfabetização valendo-se da contribuição de Smolka (2012);e sobre o trabalho docente, utilizaremos os escritos de Oliveira (2004, 2005); Duarte (2010); Mancebo (2007); Mello e Rigolon (2011); Aplle (1989); Garcia e Anadon (2009); Aquino (2009); e Hypólito (2009, 2010, 2011). Foi realizada uma pesquisa que se valeu da análise documental. Foram selecionados programas de formação continuada voltados a professores alfabetizadores implementados entre os anos de 2003 a 2014, sendo eles: Profa (nome do programa em âmbito nacional)- Letra e Vida (como ficou conhecido apenas no estado de São Paulo); Programa Toda Criança Aprendendo – Programa de apoio à Leitura e Escrita (PRALER); Programa Pró-Letramento; Programa Ler e Escrever e o Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC). Foram analisados alguns documentos oficiais referentes a esses programas, disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) através de seus sites na internet. Os resultados demonstram que cada vez mais o trabalho do professor alfabetizador é controlado, sendo cobrado e responsabilizado por resultados positivos em relação à aprendizagem dos seus alunos, gerando desconforto entre esses profissionais. Esse cenário é condizente com o quadro mais amplo de intensificação, precarização e autointensificação do trabalho docente, fenômenos esses que podem estar sendo agravados pelos programas de formação continuada de professores alfabetizadores analisados nesta pesquisa.

Abstract

In view of the goals set by the government in relation to literacy, such as the to teach to all students until 8 years old, there are expectations for the work of literacy teachers and teachers' work in the programs of continuing education of teachers literacy, that many times, invest in these as a strategy used by governments to assist the teachers. In this context, this dissertation aims to analyze the design of teaching work in this continuing literacy programs of literacy teachers in order to answer the following question: how the teaching work has been conceived in today's continuing education programs for literacy teachers? As theoretical referential about literacy, was used the discursive perspective of literacy using the contribution of Smolka (2012) and about the teaching work, we will use the writings of Oliveira (2004, 2005); Duarte (2010); Swain (2007); Mello and Rigolon (2011); Aplle (1989); Garcia and Anadon (2009); Aquino (2009); Hypólito (2009, 2010, 2011). A research that used the documentary analysis was realized. Continuing education programs were selected aimed at literacy teachers implemented between the years 2003-2014, like Profa (program name nationwide) – Words and Life (as it became known only in the state of São Paulo); Every Child Learning Program - Support program for reading and writing (PRALER); Pro Literacy Program; Reading and writing program and the National Pact of literacy for the right age (PNAIC). Some official documents relating to these programs were analyzed, which are provided by the Ministry of Education (MEC) and by the Sao Paulo Education Department (ESS-SP) through their web sites on the internet. The results show that increasingly the work of alphabetizing teacher is controlled, being charged and held accountable for positive results in relation to the learning of their students, generating discomfort among these professionals. This scenario is consistent with the bigger picture of intensification, precarious and self intensification of teaching work, these phenomena may be being exacerbated by the continuing education programs of literacy teachers analyzed in this research.