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Título
O TRABALHO DOCENTE E OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES
Orientador
PROFA. DRA. ANDREZA BARBOSA
Autor
TATIANA PALAMINI SOUZA
Palavra chave
trabalho docente; formação continuada de professores;...
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
27/04/2015
Nº Downloads
4797
Resumo
Tendo em vista as metas estabelecidas pelos governos em relação à alfabetização,
como a de alfabetizar todos os alunos até os 8 anos de idade, surgem expectativas quanto
ao trabalho dos professores alfabetizadores e o trabalho docente dentro dos programas de
formação continuada de professores alfabetizadores que, muitas vezes, investem nestes
como estratégia utilizada pelos governos para auxiliar os professores. Nesse contexto, esta
dissertação de mestrado tem por objetivo analisar a concepção de trabalho docente
presente nos programas de alfabetização continuada de professores alfabetizadores a fim
de responder a seguinte pergunta: como o trabalho docente tem sido concebido nos atuais
programas de formação continuada de professores alfabetizadores? Como referencial
teórico sobre alfabetização, foi utilizada a perspectiva discursiva de alfabetização valendo-se
da contribuição de Smolka (2012);e sobre o trabalho docente, utilizaremos os escritos de
Oliveira (2004, 2005); Duarte (2010); Mancebo (2007); Mello e Rigolon (2011); Aplle (1989);
Garcia e Anadon (2009); Aquino (2009); e Hypólito (2009, 2010, 2011). Foi realizada uma
pesquisa que se valeu da análise documental. Foram selecionados programas de formação
continuada voltados a professores alfabetizadores implementados entre os anos de 2003 a
2014, sendo eles: Profa (nome do programa em âmbito nacional)- Letra e Vida (como ficou
conhecido apenas no estado de São Paulo); Programa Toda Criança Aprendendo –
Programa de apoio à Leitura e Escrita (PRALER); Programa Pró-Letramento; Programa Ler
e Escrever e o Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC). Foram
analisados alguns documentos oficiais referentes a esses programas, disponibilizados pelo
Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
(SEE-SP) através de seus sites na internet. Os resultados demonstram que cada vez mais o
trabalho do professor alfabetizador é controlado, sendo cobrado e responsabilizado por
resultados positivos em relação à aprendizagem dos seus alunos, gerando desconforto
entre esses profissionais. Esse cenário é condizente com o quadro mais amplo de
intensificação, precarização e autointensificação do trabalho docente, fenômenos esses que
podem estar sendo agravados pelos programas de formação continuada de professores
alfabetizadores analisados nesta pesquisa.
Abstract
In view of the goals set by the government in relation to literacy, such as the to teach
to all students until 8 years old, there are expectations for the work of literacy teachers and
teachers' work in the programs of continuing education of teachers literacy, that many times,
invest in these as a strategy used by governments to assist the teachers. In this context, this
dissertation aims to analyze the design of teaching work in this continuing literacy programs
of literacy teachers in order to answer the following question: how the teaching work has
been conceived in today's continuing education programs for literacy teachers? As
theoretical referential about literacy, was used the discursive perspective of literacy using the
contribution of Smolka (2012) and about the teaching work, we will use the writings of
Oliveira (2004, 2005); Duarte (2010); Swain (2007); Mello and Rigolon (2011); Aplle (1989);
Garcia and Anadon (2009); Aquino (2009); Hypólito (2009, 2010, 2011). A research that
used the documentary analysis was realized. Continuing education programs were selected
aimed at literacy teachers implemented between the years 2003-2014, like Profa (program
name nationwide) – Words and Life (as it became known only in the state of São Paulo);
Every Child Learning Program - Support program for reading and writing (PRALER); Pro
Literacy Program; Reading and writing program and the National Pact of literacy for the right
age (PNAIC). Some official documents relating to these programs were analyzed, which are
provided by the Ministry of Education (MEC) and by the Sao Paulo Education Department
(ESS-SP) through their web sites on the internet. The results show that increasingly the work
of alphabetizing teacher is controlled, being charged and held accountable for positive
results in relation to the learning of their students, generating discomfort among these
professionals. This scenario is consistent with the bigger picture of intensification, precarious
and self intensification of teaching work, these phenomena may be being exacerbated by the
continuing education programs of literacy teachers analyzed in this research.