Visualização do documento
Título
LEITURA DA LITERATURA NA INFÂNCIA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
Orientador
PROFª. DRª. CLÁUDIA BEATRIZ DE C. NASCIMENTO OMETTO
Autor
VADINEA DETONI CORBINI
Palavra chave
literatura infantil; linguagem; gêneros; mediação e desenvolvimento da criança
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
26/02/2015
Nº Downloads
1080
Resumo
Este trabalho focaliza como objeto de estudo, a leitura da literatura na infância
e, de forma delimitada, tem como objetivo analisar e propor um referencial
teórico sobre a concepção da literatura e sua recepção pelo leitor/ouvinte
criança, no processo de interação verbal autor-leitor-professor. Justifica-se esta
pesquisa porque a criança está em contato com a literatura desde tenra idade,
convivendo com a singularidade da criação, fantasia, ficção que promove o
desenvolvimento do pensamento, da linguagem e da imaginação,
consequentemente, também do pensamento criativo. Para fundamentar os
estudos, optou-se por um referencial teórico específico da área da literatura, do
discurso e do desenvolvimento humano principalmente dos autores Culler
(1999), Bakhtin (2000) e Vygotsky (2009), o que permite repensar as ações
pedagógicas dos professores na sala de aula. Metodologicamente, pela
pesquisa bibliográfica, selecionam-se elementos teóricos que possibilitam a
formação do professor leitor e promotor de leitura. Procura-se articular os
elementos teóricos com a prática de leitura, a mediação com a palavra literária
que envolve a criança, significa e favorece o desenvolvimento da linguagem e
do pensamento, ao reunir de forma lúdica e cognitiva algumas funções
psíquicas superiores, tais como: sensação, percepção, atenção, memória,
pensamento, imaginação, emoção, sentimentos. Para tanto, há que se
destacar como ocorre a produção de sentidos no uso plurissignificativo da
palavra, sua polissemia, e a intervenção de outros sujeitos, colaborando com o
processo de desenvolvimento da criança. Como resultado da pesquisa,
propomos parâmetros para identificar, orientar a seleção de obras, as leituras e
análise fundamentadas pelas teorias da literatura e do discurso. Pelas análises
de gêneros literários, como fábula e álbum de imagem, reafirmamos as teorias
e os parâmetros selecionados, para exemplificar a leitura da literatura
destinada à criança.
Abstract
This research focuses as object of study the reading of literature in childhood,
more specifically, aims analyze and propose a theoretical reference about the
conception of literature and its reception by the reader/listener child, considering
the process of oral interaction between author/reader/teacher. This research is
justified because the child is in contact with literature since very young, living
with the peculiarity of creation, fantasy and fiction that stimulate the thinking and
language development and the creative thinking. To justify the study, it was
chosen specific theoretical references on Literature, speech and human
development, mainly the authors Culler (1999), Bakhtin (2000) and Vygotsky
(2009), that allows to rethink the teacher’s pedagogical actions in classroom.
Methodologically, with a bibliographic research, theoretical elements were
chosen to enable the development of the teacher reader and that promotes
reading. The gathering of theoretical elements with the reading practice, the
mediation with the literary words that involves the children, provides both
language and thinking development, as brings together in a playful and
cognitive way the primary psychic functions, such as sensation, perception,
attention, memory, thinking, imagination, emotion, feelings. It is important to
highlight how the development of senses happens by the multi-meaningful use
of the words, with its polysemy, and the participation of others, helping with the
child development. As result of the research, parameters were proposed to
identify, guide the choice of the books, the readings and analysis based on the
literature and speech theories. The analysis of the literary genres, such as fable
and picture album, reassured the theories and parameters chosen to exemplify
the lecture of literature appropriate to children.