Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

LEITURA DA LITERATURA NA INFÂNCIA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Orientador

PROFª. DRª. CLÁUDIA BEATRIZ DE C. NASCIMENTO OMETTO

Autor

VADINEA DETONI CORBINI

Palavra chave

literatura infantil; linguagem; gêneros; mediação e desenvolvimento da criança

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

26/02/2015

Nº Downloads

1080

Resumo

Este trabalho focaliza como objeto de estudo, a leitura da literatura na infância e, de forma delimitada, tem como objetivo analisar e propor um referencial teórico sobre a concepção da literatura e sua recepção pelo leitor/ouvinte criança, no processo de interação verbal autor-leitor-professor. Justifica-se esta pesquisa porque a criança está em contato com a literatura desde tenra idade, convivendo com a singularidade da criação, fantasia, ficção que promove o desenvolvimento do pensamento, da linguagem e da imaginação, consequentemente, também do pensamento criativo. Para fundamentar os estudos, optou-se por um referencial teórico específico da área da literatura, do discurso e do desenvolvimento humano principalmente dos autores Culler (1999), Bakhtin (2000) e Vygotsky (2009), o que permite repensar as ações pedagógicas dos professores na sala de aula. Metodologicamente, pela pesquisa bibliográfica, selecionam-se elementos teóricos que possibilitam a formação do professor leitor e promotor de leitura. Procura-se articular os elementos teóricos com a prática de leitura, a mediação com a palavra literária que envolve a criança, significa e favorece o desenvolvimento da linguagem e do pensamento, ao reunir de forma lúdica e cognitiva algumas funções psíquicas superiores, tais como: sensação, percepção, atenção, memória, pensamento, imaginação, emoção, sentimentos. Para tanto, há que se destacar como ocorre a produção de sentidos no uso plurissignificativo da palavra, sua polissemia, e a intervenção de outros sujeitos, colaborando com o processo de desenvolvimento da criança. Como resultado da pesquisa, propomos parâmetros para identificar, orientar a seleção de obras, as leituras e análise fundamentadas pelas teorias da literatura e do discurso. Pelas análises de gêneros literários, como fábula e álbum de imagem, reafirmamos as teorias e os parâmetros selecionados, para exemplificar a leitura da literatura destinada à criança.

Abstract

This research focuses as object of study the reading of literature in childhood, more specifically, aims analyze and propose a theoretical reference about the conception of literature and its reception by the reader/listener child, considering the process of oral interaction between author/reader/teacher. This research is justified because the child is in contact with literature since very young, living with the peculiarity of creation, fantasy and fiction that stimulate the thinking and language development and the creative thinking. To justify the study, it was chosen specific theoretical references on Literature, speech and human development, mainly the authors Culler (1999), Bakhtin (2000) and Vygotsky (2009), that allows to rethink the teacher’s pedagogical actions in classroom. Methodologically, with a bibliographic research, theoretical elements were chosen to enable the development of the teacher reader and that promotes reading. The gathering of theoretical elements with the reading practice, the mediation with the literary words that involves the children, provides both language and thinking development, as brings together in a playful and cognitive way the primary psychic functions, such as sensation, perception, attention, memory, thinking, imagination, emotion, feelings. It is important to highlight how the development of senses happens by the multi-meaningful use of the words, with its polysemy, and the participation of others, helping with the child development. As result of the research, parameters were proposed to identify, guide the choice of the books, the readings and analysis based on the literature and speech theories. The analysis of the literary genres, such as fable and picture album, reassured the theories and parameters chosen to exemplify the lecture of literature appropriate to children.