Visualização do documento
Título
ÉTICA E PSICANÁLISE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO
Orientador
Profa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva
Autor
HELENA DE FÁTIMA BERNARDES MILLANI
Palavra chave
Educação – Ética – Formação de Professores – Psicanálise
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
26/02/2015
Nº Downloads
5668
Resumo
As relações humanas e a sociedade perderam a essência ética, o que iguala as relações entre enfermeiros e pacientes, colaborando com o pensamento de que o homem precisa aprender a ser ético com indivíduos sociais. Assim, na escola, especificamente, na formação de enfermeiro, a ética deve ser abordada, uma vez que esse profissional se prepara para cuidar do outro. Nesse contexto, este trabalho, como objetivo geral, pretende compreender como a ética e a psicanálise podem contribuir para a formação profissional enfermeiro, estabelecendo para isso, os seguintes objetivos específicos: refletir sobre a ética e suas contribuições para a formação profissional enfermeiro; conhecer como é vista e tratada a ética pelos docentes nas Faculdades Integradas de Ourinhos-SP; pensar qual a propositura do ensino da ética no curso de Enfermagem, na formação de cidadãos políticos e profissionais comprometidos com a comunidade; compreender como os pressupostos psicanalíticos contribuem para a formação do profissional enfermeiro no que tange ao ensino da ética. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo método para análise dos resultados é o psicanalítico de investigação. Os sujeitos compõem-se de doze docentes do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO-SP), onde as entrevistas foram gravadas e transcritas, em consonância com as exigências do Comitê de Pesquisa em Seres Humanos, Resolução nº 466/12. Conforme a experiência aqui descrita indica a possibilidade de pensar práticas na formação do enfermeiro, no que tange à ética, que sejam importantes tanto para a assistência aos doentes como para os discursos na docência que valorizam a singularidade de quem cuida e de quem é cuidado. Neste sentido, a psicanálise é uma referência importante na formação dos enfermeiros.
Abstract
Human relationships and society have lost the essence of ethics, what equalizes the nurse - patient relationship, furthering the thought that the human being needs to learn how to be ethical among social individuals. Therefore, in school, specifically in nursing background development, ethics should be approached since that health professional is preparing himself/herself to wait upon sick people. Within such a context, this research was carried out to try to understand how ethics and psychoanalysis may contribute to improve nursing background development. Thus, the following specific aims are established: to ponder on ethics and its contribution for nursing background development; to know the perception about ethics which guides the teaching practice of professors at Faculdades Integradas de Ourinhos - SP; to give a thought to the most suitable proposal for teaching ethics in the Nursing course, in the background development of engaged political and professional citizens within the community; to understand how psychoanalytical presuppositions contribute to improve nursing background development as far as the teaching of ethics is concerned. It is a qualitative research whose method for analyzing the results is the research psychoanalytic method. The subjects of the research comprise 12 professors of the Nursing course at Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO-SP) whose interviews were recorded and transcribed, in accordance with the demands of the Research Committee on Human Beings Resolution nº 466/12. The experiment described here points out the possibility to ponder on the practices of nursing background development, as far as ethics is concerned, which are important for both the care provided to sick people and for discourses in teaching which attach value to the uniqueness of a professional who waits upon someone and of someone who is waited upon by that professional. Along these lines, psychoanalysis is an important reference in the background development of (male)nurses.