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Título

Uma leitura sociológica da relação da Igreja Metodista com suas Instituições de Ensino a partir de Max Weber

Orientador

Profa. Dra. Raquel Pereira Chainho Gandini

Autor

NILSON DA SILVA JÚNIOR

Palavra chave

Igreja Metodista – Instituições de Ensino - Legitimidade – Dominação – Carisma..

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

26/02/2015

Nº Downloads

2084

Resumo

Nosso trabalho é um exercício acadêmico que contempla uma leitura da relação da Igreja Metodista com suas Instituições de Ensino a partir da sociologia, tendo como pressupostos a sociologia de Max Weber. O problema levantado se refere à falta de pesquisa acadêmica da relação Igreja – Escola através da sociologia, considerando que a grande maioria desses trabalhos, senão sua totalidade, vem sendo desenvolvida através de pressupostos históricos, teológicos ou pedagógicos. Nosso objetivo é demonstrar a possibilidade da análise sociológica envolvendo o contexto da educação confessional metodista, especificamente a relação da Igreja Metodista com suas Instituições de Ensino tendo como base a teoria weberiana e os documentos oficiais balizadores destas instituições. No primeiro capítulo expomos as fundamentações teóricas weberianas, pelas quais analisamos nosso objeto de estudo. No segundo capítulo caracterizamos cada instituição a partir da fundamentação apresentada, com a finalidade de buscar um enquadramento teórico que as classifique segundo as perspectivas do autor. No terceiro capítulo aprofundamos esses conceitos para perceber quais são as aproximações e distanciamentos entre estas instituições a partir de suas características mais próprias. Por ser sociológica, esta elaboração não tem como objetivo a constatação de possíveis acertos e desacertos da relação, mas demonstrar a partir do referencial teórico as características que as motivam e, portanto, que legitimam seus valores, propósitos e finalidades. Desta maneira demonstramos que seus encontros e desencontros podem se dar primordialmente a partir de valores intrínsecos às situações de interesses que molduram esta relação.

Abstract

This paper is an academic exercise that covers a reading of the relationship of the Methodist Church with its educational institutions through sociology, having as assumptions the sociology of Max Weber. The problem raised concerns the lack of academic research of the Church - School relationship through sociology, considering that the vast majority of these works, if not its entirety, are being developed through historical, theological or pedagogical assumptions. The goal is to demonstrate the possibility of sociological analysis involving the context of the methodist confessional education, specifically the relationship of the Methodist Church with its Educational Institutions considering the weberian theory and the official documents underpinning these institutions. In the first chapter are exposed the weberian theoretical fundamentals, by which the object of study is analyzed. In the second chapter, each institution is characterized from the given fundaments, with the purpose of seeking a theoretical framework that classifies them according to the perspectives of the author. In the third chapter these concepts are deepened to understand what are the similarities and diferences between these institutions from its most distinctive characteristics. As this paper is sociological, it is not meant to find possible rights and wrongs of the relationship, but demonstrate from the theoretical framework the features that motivate and therefore legitimate their values , purposes and objectives. That way it is shown that their agreements and disagreements can occur primordially from intrinsic values to the situations of interests that molds this relationship.