Visualização do documento
Título
Uma leitura sociológica da relação da Igreja Metodista com suas Instituições de Ensino a partir de Max Weber
Orientador
Profa. Dra. Raquel Pereira Chainho Gandini
Autor
NILSON DA SILVA JÚNIOR
Palavra chave
Igreja Metodista – Instituições de Ensino - Legitimidade – Dominação – Carisma..
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
26/02/2015
Nº Downloads
2084
Resumo
Nosso trabalho é um exercício acadêmico que contempla uma leitura da relação da Igreja
Metodista com suas Instituições de Ensino a partir da sociologia, tendo como
pressupostos a sociologia de Max Weber. O problema levantado se refere à falta de
pesquisa acadêmica da relação Igreja – Escola através da sociologia, considerando que a
grande maioria desses trabalhos, senão sua totalidade, vem sendo desenvolvida através
de pressupostos históricos, teológicos ou pedagógicos. Nosso objetivo é demonstrar a
possibilidade da análise sociológica envolvendo o contexto da educação confessional
metodista, especificamente a relação da Igreja Metodista com suas Instituições de Ensino
tendo como base a teoria weberiana e os documentos oficiais balizadores destas
instituições. No primeiro capítulo expomos as fundamentações teóricas weberianas, pelas
quais analisamos nosso objeto de estudo. No segundo capítulo caracterizamos cada
instituição a partir da fundamentação apresentada, com a finalidade de buscar um
enquadramento teórico que as classifique segundo as perspectivas do autor. No terceiro
capítulo aprofundamos esses conceitos para perceber quais são as aproximações e
distanciamentos entre estas instituições a partir de suas características mais próprias. Por
ser sociológica, esta elaboração não tem como objetivo a constatação de possíveis acertos
e desacertos da relação, mas demonstrar a partir do referencial teórico as características
que as motivam e, portanto, que legitimam seus valores, propósitos e finalidades. Desta
maneira demonstramos que seus encontros e desencontros podem se dar primordialmente
a partir de valores intrínsecos às situações de interesses que molduram esta relação.
Abstract
This paper is an academic exercise that covers a reading of the relationship of the
Methodist Church with its educational institutions through sociology, having as
assumptions the sociology of Max Weber. The problem raised concerns the lack of
academic research of the Church - School relationship through sociology, considering
that the vast majority of these works, if not its entirety, are being developed through
historical, theological or pedagogical assumptions. The goal is to demonstrate the
possibility of sociological analysis involving the context of the methodist confessional
education, specifically the relationship of the Methodist Church with its Educational
Institutions considering the weberian theory and the official documents underpinning
these institutions. In the first chapter are exposed the weberian theoretical fundamentals,
by which the object of study is analyzed. In the second chapter, each institution is
characterized from the given fundaments, with the purpose of seeking a theoretical
framework that classifies them according to the perspectives of the author. In the third
chapter these concepts are deepened to understand what are the similarities and diferences
between these institutions from its most distinctive characteristics. As this paper is
sociological, it is not meant to find possible rights and wrongs of the relationship, but
demonstrate from the theoretical framework the features that motivate and therefore
legitimate their values , purposes and objectives. That way it is shown that their
agreements and disagreements can occur primordially from intrinsic values to the
situations of interests that molds this relationship.