Visualização do documento
Título
O ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM DIÁLOGO COM AS CONCEPÇÕES E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS SUPERVISORES
Orientador
Profa. Dra. Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha
Autor
RAIMUNDO DUTRA DE ARAUJO
Palavra chave
Formação inicial de professores. Pedagogia. Estágio Supervisonado;...
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
13/02/2015
Nº Downloads
1412
Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de análise o acompanhamento do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia. O objetivo do estudo é conhecer, compreender e analisar, a partir das perspectivas dos supervisores: a organização do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia em diversas instituições; as concepções de estágio dos supervisores do Curso de Pedagogia; as formas de acompanhamento do estágio e seus encaminhamentos; e as condições de acompanhamento do estágio pelos supervisores em seu contexto de trabalho. A problemática desta investigação situa-se no campo das práticas e do papel do supervisor de Estágio, considerando suas condições de trabalho e as possibilidades de acompanhamento dos estagiários na formação inicial de professores. As questões orientadoras deste estudo são: A partir do que dizem os supervisores, quais as condições e formas de acompanhamento do Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia? Quais as concepções de estágio que subjazem a ação do supervisor? Quais as práticas e orientações dos supervisores de estágio no processo de acompanhamento dos estagiários? Quais as condições efetivas de acompanhamento do estágio pelos supervisores diante do contexto da produção dessa formação? A pesquisa, de natureza qualitativa, possui como principal fonte de dados a entrevista semiestruturada. Os sujeitos desta investigação são supervisores de estágio que atuam no Curso de Pedagogia (no Brasil) e no Mestrado (i) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e no Mestrado (ii) em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (em Portugal). Os resultados foram construídos por meio de análises realizadas com base no referencial histórico-cultural e apontam para os seguintes aspectos: a necessidade de que seja fomentada uma formação inicial de professores em que o Estágio Supervisionado seja visto como uma etapa formativa permeada por múltiplas concepções, que incluem as concepções dos supervisores, dos projetos pedagógicos dos cursos e da instituição; a necessidade de uma organização do Estágio Supervisionado na formação docente de forma que sejam estabelecidas as funções de todos os sujeitos envolvidos; é preciso se considerar o trabalho de acompanhamento de estágio realizado pelo supervisor como fundamental no processo formativo; é necessário que se considerem os diversos modos de acompanhamento de estágio, pois a multiplicidade de práticas está relacionada às condições e características de cada contexto. Ressalte-se que foram identificadas neste estudo diversas práticas de acompanhamento de estágio que podem contribuir para a construção de um projeto formativo que sinalize para a possibilidade de superação da racionalidade técnica na formação docente. Porém, é necessário que no estágio as práticas de acompanhamento dos supervisores contribuam para a formação de um profissional crítico/reflexivo, em que o estagiário se reconheça como sujeito social e reflita sobre as implicações do seu ensino na sociedade como um todo. A tese sustentada neste trabalho é: As condições de trabalho dos supervisores definem as concepções, práticas e orientações supervisivas no processo de acompanhamento dos estagiários. Embora cada instituição tenha uma forma de organização do Estágio Supervisionado, são as condições de trabalho que orientam as possibilidades de atuação dos supervisores.
Abstract
The Teaching Practice tutoring is the object of analysis of this research whose objective is to acknowledge, comprehend and analyze, considering the supervisors’’ perspectives, the organization of the Pedagogy Teaching Practice in several institutions; the conceptions of the Pedagogy Teaching Practice supervisors; the ways the tutoring practice are oriented; and the Practice tutoring conditions faced by the supervisors in their working context. This investigation focuses the field of practice and the practice supervisors’ role, considering their working conditions and the possibilities of trainees tutoring in their professional teaching education. The leading questions of this study are: Considering the supervisors’ point of view, what are the conditions and the ways of Teaching Practice tutoring occur in the Pedagogy course? What are the practice conceptions that guide the supervisors’ actions? What are the practices and orientations of the Teaching Practice supervisors in the trainee tutoring process? What are the effective conditions of the supervisors’ tutoring process in the context of production of this education? The main data source of this research with qualitative approach is the semi structured interview. The participants of this study were Teaching Practice supervisors who work in the Pedagogy course (in Brazil) and in the Master course (i) in Education in kindergarten and in the first cycle of regular education and in the Master course (ii) in Teaching of the first and second cycles of regular education (in Portugal). The results were produced considering the historical and cultural framework which highlightsthe following aspects: the necessity of the implementation of a professional teaching education in which the Teaching Practice is seen as an educative phase surrounded by multiple conceptions that include the supervisors’ conceptions, the pedagogical process of the course and of the institutions; the necessity of a Teaching Practice organization in the professional teaching education in which the functions of all subjects are clearly established; it is necessary to consider the trainee tutoring job executed by the supervisor as fundamental to the educative process; it is necessary to consider the several ways the trainee tutoring process occur because the multiplicity of practices is related to the conditions and characteristics of each context. It is important to outline that this study has identified several practices of trainee tutoring process that may contribute to the construction of an educative project that indicates the possibility of overcoming the technical rationality in the professional teaching education. Even though, it is necessary that the Teaching Practice supervisors’ tutoring process contributes to the education of a critical and reflective professional, so the trainee recognizes himself as a social subject who thinks about the implications of his teaching practice to the whole society. The thesis highlighted in this study is: The supervisors' working conditions define the conceptions, pratices and tutoring orientations of the trainees supervision's process. Even though each instituition has its Practice organization the working conditions are what guide the possibilitiies of the supervisors' performance.