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Título

A EXPERIÊNCIA VIVIDA NA ESCOLA NA AUSÊNCIA DO SENTIDO DA VISÃO

Orientador

PROFA. DRA. MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO

Autor

ROGÉRIO SOUSA PIRES

Palavra chave

Educação Especial. Deficiência Visual. Experiências Educativas. Percepção;...

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

11/02/2015

Nº Downloads

1593

Resumo

O presente estudo busca compreender os significados atribuídos ao corpo pela pessoa com deficiência visual nas experiências educativas vividas na rede estadual de educação. Apreende os conceitos basilares de percepção, corpo e método fundamentados pelo pensamento fenomenológico e em seguida traz a realidade do munícipio de Piracicaba. Contexto que permite recuperar os marcos históricos e políticos da educação da pessoa com deficiência visual no intuito de compreender o sentido originário da significância corpórea nas experiências educacionais. A pesquisa segue a abordagem qualitativa de orientação fenomenológica, que descreve, analisa e interpreta o campo fenomênico, dando visibilidade as situações que favorecem e dificultam a significação do corpo nas relações de educabilidade com os educadores (familiares e professores). Esse mesmo campo ao desvelar as protagonistas dessa trama – as alunas deficientes visuais, busca saber como elas significam seu corpo nas experiências educacionais. Questão que chama o leitor a caminhar por essa jornada rumo ao sentido, a direção que ilumine a corporeidade vivida na escola, e o entendimento daquilo que se manifesta e seu desdobrar-se para a educação. Abre-se, assim, uma possibilidade de compreender e intervir significativamente na relação com a pessoa com deficiência visual, e olhar para aquilo que está acontecendo no contexto da escola e entender como se dá a significância corpórea dessas alunas consigo mesmas, com outros e com o mundo. Compreensão que aponta para a seguinte síntese: a experiência do corpo na aprendizagem humano-significativa e a emergência do fazer autêntico dos educadores para o despertar do corpo próprio do aluno por meio de um aproximar-se solicito e participativo.

Abstract

This study aimed to understand the meanings attributed to the body by people with visual disabilities in educational experiences in the state system of education. Seize the basic concepts of perception, body and method justified by the phenomenological approach and then brings the reality of the municipality of Piracicaba. Context that allows you to recover the historical and political landmarks of the visually impaired person with education in order to understand the original meaning of bodily significance in educational experiences. The research follows a qualitative approach of phenomenological orientation, which describes, analyzes and interprets the phenomenal field, giving visibility situations that favor and hinder the body's significance in the relations of educability with educators (teachers and families). This same field to reveal the protagonists of this plot - visually impaired students, seeking to know how they mean your body in educational experiences. Issue that draws the reader to walk through this journey into the direction, the direction that light the embodiment lived at school, and the understanding of what is manifested and its unfolding for education. Opens thus a possibility of understanding and intervening significantly in relation to the visually impaired person, and look at what is happening in the school context and understanding how the body significance of these students with themselves, with others and the world. Understanding that points to the following summary: body experience in human-meaningful learning and the emergence of making authentic educators to awaken the student's own body through an approach and participatory request.