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Título

UM ESTUDO DEMOGRÁFICO/CARTOGRÁFICO E ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE FARMÁCIA

Orientador

Profª. Drª. Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto

Autor

DANYELLE CRISTINE MARINI DE MORAIS

Palavra chave

Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Farmácia;Formação Inicial...

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

19/06/2015

Nº Downloads

1363

Resumo

O primeiro curso de Farmácia do Brasil foi criado em 1832, vinculado à escola de Medicina na cidade do Rio de Janeiro. Desde então, a formação do farmacêutico foi alterada, mas até o ano de 2002, era previsto um ciclo denominado pré-profissional, seguido do profissional. Após a conclusão, o egresso poderia optar pelas habilidades, de farmacêutico-bioquímico ou farmacêutico industrial. Com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a formação passou a ter um caráter generalista, crítico, humanista e reflexivo, articulado com as diretrizes do SUS, que capacita o farmacêutico ao exercício de atividades referentes às suas competências e habilidades gerais e específicas. Essas considerações justificam o estudo a ser realizado uma vez que vários são os questionamentos apontados nos Encontros Nacionais de Coordenadores de Cursos de Farmácia, promovidos pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), acerca da formação desses profissionais. Posto isto, este trabalho teve como objeto de estudo os cursos de Farmácia, no que refere à análise dos dados disponibilizados no sistema e-MEC e INEP, bem como a análise das diferentes matrizes curriculares dos cursos de graduação em Farmácia nas diferentes regiões do Brasil. O objetivo geral foi realizar um estudo demográfico/cartográfico dos cursos de Farmácia, enquanto os objetivos específicos foram analisar os dados dos cursos presentes no sistema e-MEC e INEP e das matrizes curriculares dos cursos de Farmácia agrupados nas diferentes regiões do Brasil, a fim de identificar como os pressupostos norteadores das DCN se materializam nessas diferentes matrizes, para compreender o perfil de formação do profissional farmacêutico no Brasil, em suas possibilidades e contradições. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caráter exploratório, inicialmente descritivo e quantitativo, pautado em uma análise documental. Para sua realização,utilizou-se o sistema e-MEC como fonte de dados dos cursos de Farmácia, e as informações do Censo, fornecidas pelo INEP. Em relação aos dados profissionais, foram obtidos pela busca de publicações do Conselho Federal de Farmácia e da Rede Interagencial de Informações, atrelados ao Ministério da Saúde. As matrizes curriculares para análise foram obtidas diretamente nas Home Pages institucionais. Defende a tese de que para além do desenvolvimento de habilidades e competências - a partir de um modo capitalista que marca a sociedade contemporânea - o farmacêutico não pode ter uma formação profissional voltada, minimamente, para a produção e controle de qualidade de produtos e processos, desconectada dos serviços e das questões relacionadas à saúde de forma mais direta. Para tal, o estudo procura responder às seguintes questões de investigação: como os pressupostos norteadores das DCN para os cursos de farmácia se expressam nas matrizes curriculares dos cursos agrupados nas diferentes regiões do Brasil? Quais as características demográfico-cartográficas dos cursos de Farmácia do Brasil? No ano de 2014 eram ofertados 484 cursos de Farmácia, sendo 479 desses presenciais e cinco à distância, concentrados, quase totalmente, nas Regiões Sul e Sudeste. O setor privado era responsável por 84% da oferta desses cursos, apresentando a média de criação de novos cursos por ano de 11,20; e isso significava a oferta de 64.277 vagas. Contudo, o setor apresentava problemas para ocupá-las, já que mais de 30.000 delas estavam ociosas e o índice de evasão dessas instituições ultrapassava 14%. No que refere ao sistema de avaliação,verificou-se que no último ciclo do sistema nacional de avaliação da educação superior, somente 32 cursos de Farmácia do Brasil com ato de reconhecimento passarão por avaliação, devido ao conceito preliminar do curso ser inferior a três. Nas análises das matrizes curriculares constatou-se: pouca diferença entre as regiões da federação e uma grande inserção de carga horária destinada aos componentes curriculares das ciências farmacêuticas; contudo, pouco dessa carga horária é utilizada para a formação na área de alimentos, a maioria foca o medicamento.

Abstract

The first Pharmacy course in Brazil was created in 1832, in Rio de Janeiro city, attached to Medicine school. Since then, the education of the pharmaceutic has changed, but until 2002, a pre-professional cycle was needed, followed by the professional one. After concluding the course, the graduated could choose the competency of biochemical or industrial pharmaceutic. With the publication of the National Curriculum Guidelines (DCN), the pharmaceutical education started to have a generalist, critical, humanist and reflexive character, aligned with the Health System (SUS) guidelines, that enables the pharmaceutic to practice the general and specific activities and competencies of the career. This exposition justifies this study, also considering the questioning of the coordinators courses during the National Meetings organized by the Federal Pharmacy Council (CFF). So, this research had the Pharmacy courses as study object, analyzing the data of e-MEC and INEP systems (Brazilian governmental educational institutions), as well as the study of the different curriculum graduation Pharmacy courses, in all Brazilian regions. The general goal was to make a demographic/cartographic study of the Pharmacy courses. The specific purposes were the analyses of e-MEC and INEP data, as well as the curriculum of Pharmacy courses in Brazil, to identify in which way the guidelines of DCN were applied in the different courses, to understand the educational profile of the professional pharmaceutic in Brazil, with his possibilities and contradictions. Methodologically, it is a study with an exploratory feature, initially descriptive and quantitative, based on documental analysis. To develop it, searched the data of the Pharmacy of the e-MEC system from INEP (a Brazilian Institute of educational research). The professional data was prospected in publications of the Pharmacy Federal Council and the Interagencial net of information from Health Ministry. The curriculum of the courses analyzed was researched directly in the institutional homepages. We defend the thesis that beyond the development of competencies and abilities, the pharmaceutic cannot have a professional education aimed only to production and quality control products and processes, far from services and the questions related directly to health. So, the study look forward to answer the following questions: in which ways the guidelines of the DCN of Pharmacy courses are applied in the curriculum of all the courses, offered in different Brazilian states? Which are the demographic/cartographic characteristics of the Brazilian Pharmacy courses?. In 2014, there were 484 Pharmacy courses in Brazil, 479 classroom courses and five by internet, most of them offered in the south and southeast regions. Private sector was responsible for 84% of all courses; the growing average was 11, 20% per year, with 64,277 vacancies. However, the area was facing problems to attract students, as there were more than 30,000 vacancies and the evasion surpasses 14%. As result of the last national evaluation process, only 32 Pharmacy courses will be reevaluated, due to low rate - less than 3 - obtained. The curriculum analysis of the courses presented little difference between the regions and a big amount of hours for the Pharmaceutical Sciences curriculum components. However, little of that amount is used in Food area – the emphasis is medicaments.