Visualização do documento
Título
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ÂMBITO ESCOLAR: POSSIBILIDADES AO DEBATE
Orientador
Profa. Dra. Anna Maria Lunardi Padilha
Autor
ANTONIETA BERNADETE TEIXEIRA DE ANDRADE
Palavra chave
Programa Federal Mais Educação; Educação integral; Política pública,...
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
19/05/2015
Nº Downloads
3418
Resumo
Esta tese investigou o Programa Federal Mais Educação das perspectivas teórica
e prática – esta última relativa às possíveis mudanças geradas junto a
determinadas escolas públicas municipais de Campinas entre os anos de 2011 e
2013. O Programa referido objetivou a promoção de uma política de estímulo à
educação integral nas escolas públicas brasileiras, foi inserido com base em um
plano de ação definido contando, no entanto, com poucos recursos. Apresentou
como proposta, a participação de diversos segmentos sociais. A partir da análise
dos documentos oficiais do Programa e de entrevistas realizadas com o
coordenador do Programa do município e com profissionais de duas escolas da
rede municipal de ensino de Campinas foi possível identificar as ações
produzidas. Teoricamente, este estudo se desenvolveu sob a perspectiva do
materialismo histórico-dialético de Karl Marx que trata da ontologia do real,
método que procura captar e reproduzir o pensamento da realidade concreta.
Foram utilizados os argumentos da pedagogia histórico-crítica a partir das ideias
de Dermeval Saviani, que considera de fundamental importância à ação reflexiva
no ato educativo e o estudo do ser social em György Lukács, dentre outros
estudos referentes, mais especificamente, destaca-se à educação integral. A
partir das categorias Políticas Públicas do programa Mais Educação, Trabalho
Educativo e Autonomia Escolar, esta pesquisa aborda os desafios cotidianos
relativos à implementação do programa em suas contradições inscritas em
condições de trabalho que amputaram dos educadores as ações decisórias.
Abstract
This thesis investigated the Federal More Education Program of theoretical and
practical perspective - the latter concerning possible changes generated in certain
public schools of Campinas between 2011 and 2013. The program aimed promote
a policy of encouraging education integral in Brazilian public schools and was
inserted based on a defined action plan, however, with few resources. This was
presented as a proposal, to the participation of different social segments. From the
analysis of official documents of the Program and interviews with the city's
program coordinator and professionals from two municipal schools of Campinas it
was possible to identify the actions produced. Theoretically, this study was
developed from the perspective of historical and dialectical materialism of Karl
Marx that deals with ontology the real, method that seeks to capture and
reproduce the thinking of concrete reality. The argument of the historical-critical
pedagogy were used from Dermeval Saviani ideas which attaches fundamental
importance a reflexive action for education and the study of social being in György
Lukács, among other studies concerning, in particular, highlights the
comprehensive education. From the categories Public Policy of Program More
Education, Educational Work and Autonomy of School, this research addresses
the daily challenges related to program implementation in its contradictions
inscribed through the working conditions of teachers that have been amputated of
the decisional actions.