Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ÂMBITO ESCOLAR: POSSIBILIDADES AO DEBATE

Orientador

Profa. Dra. Anna Maria Lunardi Padilha

Autor

ANTONIETA BERNADETE TEIXEIRA DE ANDRADE

Palavra chave

Programa Federal Mais Educação; Educação integral; Política pública,...

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

19/05/2015

Nº Downloads

3418

Resumo

Esta tese investigou o Programa Federal Mais Educação das perspectivas teórica e prática – esta última relativa às possíveis mudanças geradas junto a determinadas escolas públicas municipais de Campinas entre os anos de 2011 e 2013. O Programa referido objetivou a promoção de uma política de estímulo à educação integral nas escolas públicas brasileiras, foi inserido com base em um plano de ação definido contando, no entanto, com poucos recursos. Apresentou como proposta, a participação de diversos segmentos sociais. A partir da análise dos documentos oficiais do Programa e de entrevistas realizadas com o coordenador do Programa do município e com profissionais de duas escolas da rede municipal de ensino de Campinas foi possível identificar as ações produzidas. Teoricamente, este estudo se desenvolveu sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético de Karl Marx que trata da ontologia do real, método que procura captar e reproduzir o pensamento da realidade concreta. Foram utilizados os argumentos da pedagogia histórico-crítica a partir das ideias de Dermeval Saviani, que considera de fundamental importância à ação reflexiva no ato educativo e o estudo do ser social em György Lukács, dentre outros estudos referentes, mais especificamente, destaca-se à educação integral. A partir das categorias Políticas Públicas do programa Mais Educação, Trabalho Educativo e Autonomia Escolar, esta pesquisa aborda os desafios cotidianos relativos à implementação do programa em suas contradições inscritas em condições de trabalho que amputaram dos educadores as ações decisórias.

Abstract

This thesis investigated the Federal More Education Program of theoretical and practical perspective - the latter concerning possible changes generated in certain public schools of Campinas between 2011 and 2013. The program aimed promote a policy of encouraging education integral in Brazilian public schools and was inserted based on a defined action plan, however, with few resources. This was presented as a proposal, to the participation of different social segments. From the analysis of official documents of the Program and interviews with the city's program coordinator and professionals from two municipal schools of Campinas it was possible to identify the actions produced. Theoretically, this study was developed from the perspective of historical and dialectical materialism of Karl Marx that deals with ontology the real, method that seeks to capture and reproduce the thinking of concrete reality. The argument of the historical-critical pedagogy were used from Dermeval Saviani ideas which attaches fundamental importance a reflexive action for education and the study of social being in György Lukács, among other studies concerning, in particular, highlights the comprehensive education. From the categories Public Policy of Program More Education, Educational Work and Autonomy of School, this research addresses the daily challenges related to program implementation in its contradictions inscribed through the working conditions of teachers that have been amputated of the decisional actions.