Visualização do documento
Título
PROPOSTA DE FLEXIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA NO VAREJO: COM
APLICAÇÃO DO ABC
Orientador
PROF. DR. NIVALDO LEMOS COPPINI
Autor
SÉRGIO PAIVA
Palavra chave
Formação de Preço, Custos, Flexibilidade, Controle de Estoque...
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
25/02/2004
Nº Downloads
3006
Resumo
O objetivo deste trabalho é a elaboração de uma Proposta de
Flexibilidade de Formação de Preços de Venda no Varejo: Com aplicação ABC.
Para tal, foram utilizados o Mark-up, o Ponto de Equilíbrio, o Sistema de
Custeio Baseado nas Atividades (ABC) e o preço de mercado.
Para se chegar aos resultados deste trabalho foram utilizados os
seguintes procedimentos metodológicos: caracterização da pesquisa, técnicas
de coletas dos dados existentes na empresa estudada, coletas dos dados
existentes na empresa estudada e finalmente, proposta de flexibilidade de
formação de preços de venda no varejo.
Os resultados apresentados no trabalho demonstram que é viável a
aplicação do sistema ABC em empresa de varejo, sobretudo a de pequeno e
médio porte, pois esse sistema tem como relevância um modelo de gestão que
visa a diminuição dos desperdícios, dos gastos e das atividades que não
agregam valor ao produto comercializado. Este trabalho apresenta uma
Pesquisa-Ação em uma empresa de Auto Peças com Prestação de Serviços
Mecânicos.
Abstract
The purpose of this work was to elaborate a Proposal of Flexibility of Price
Formation for sale in the retail with ABC application. Mark-up, Balance Point,
Cost System Based on Activities (ABC) and the market price. were used for
such purpose.
For the results, the following methodological procedures were used: the
research characteristics, the techniques for data collection in the studied
company, data collection of the studied company and, finally, the proposal of
flexibility of price formation for sale in the retail.
The results showed that it is feasible the application of ABC system in
retail companies, specially the ones of minor and medium size, since this
system has a management model as a target to reduce the waste of
expenditures and activities which did not gather in itself some value to the
trading product. This work presents an Action-Research in an auto company of
parts with mechanical rendering of services.