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Título
Jogos e brincadeiras tradicionais e eletrônicas infantis: significados do brincar para crianças de uma escola pública do município de Piracicaba-SP
Orientador
Cinthia Lopes da Silva
Autor
Benecta Patrícia Fernandes e Fernandes
Palavra chave
Jogos e brinquedos. Criança. Cultura. Lazer.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
26/02/2015
Nº Downloads
1980
Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar os significados do brincar para crianças de uma escola pública de Piracicaba-SP, tendo como foco os jogos e brincadeiras tradicionais e eletrônicas infantis. A indústria dos jogos eletrônicos está em ascensão, sendo que para o senso comum tais jogos têm substituído o que denominamos de jogos tradicionais, realizados em espaços como a rua. Essa generalização pode obscurecer as diferentes realidades das crianças brasileiras e, além disso, gerar uma visão negativa dos jogos eletrônicos. Inserimos contribuições acerca dos jogos, do brincar e da brincadeira, além dos aspectos educativos do lazer e da cultura corporal de movimento, interligados ao estudo dos jogos e brincadeiras tradicionais e eletrônicas infantis. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e de campo, caracterizando este estudo como qualitativo. Para a investigação consideramos como sujeitos dez crianças com idade entre nove e dez anos. Para estudo e compreensão dos significados do brincar foram realizadas entrevistas semiestruturadas, compostas por quatorze perguntas. Após a análise e interpretação dos dados chegamos aos seguintes resultados: as crianças brincam por brincar, brincam para aprender novas brincadeiras e brincam para estar com os amigos. Os jogos tradicionais e eletrônicos compõem as atividades do cotidiano das crianças investigadas.
Abstract
This thesis aims to identify and analyze the meaning of playing to children from a public school in Piracicaba-SP, focusing on traditional and electronic children games and plays. The electronic games industry is on the rise, given that for common sense such games have been replacing what we call traditional games, which take place in open spaces as the streets. Such generalization can dim our eyes for the different realities Brazilian children live on and, moreover, generate a negative view regarding electronic games. We have debated the contributions of games and play activities on this essay, as well as the the educational aspects of leisure and body movement culture, connected to the study of traditional and electronic children’s games. Theoretical and field researches have been performed, characterizing the current work as a qualitative study. For the investigative review, we took as subjects students between the ages of nine and ten. To better analyze and understand the meanings of play, we carried out semi-structured interviews, containing fourteen questions. After data analysis and interpretation, we have come to the following results: children play for fun; they play to learn new games; and to be around their peers. Traditional and electronic games were found as part of the investigated children’s daily activities.