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Título
Professores do ensino infantil, práticas corporais e a inclusão de crianças com necessidades especiais em um município do Estado do Tocantins
Orientador
PROFA. DRA. RUTE ESTANISLAVA TOLOCKA
Autor
ALEXANDRE FREITAS DE CARVALHO
Palavra chave
Educação infantil–Deficiência–Práticas corporais
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO FÍSICA
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
25/02/2015
Nº Downloads
946
Resumo
Crianças com necessidades especiais estão sendo atendidas em escolas regulares desde a mais tenra infância, mas pouco se sabe sobre o preparo dos profissionais para atuar com esta clientela, especialmente no que se refere as práticas corporais. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o que relatam os professores que atuam no ensino infantil em relação à inclusão e as práticas corporais das crianças com necessidades especiais em aulas regulares. Foi analisada a percepção e o conhecimento dos professores sobre temas relativos as necessidades especiais e adaptações para a prática corporal, autonomia e inclusão social. Trata-se de um estudo de campo amostral, com 179 professores regentes e 23 professores de Educação Física, da rede municipal de ensino de uma cidade do Estado do Tocantins. Foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Resultados e discussão: Com relação a especificidade no trabalho com pessoas com deficiência, 63% dos professores relataram que não tem conhecimento, 24% relataram ter conhecimento regular e apenas 13% relataram ter conhecimento. Porém ao serem solicitados a exemplificar ações que poderiam ser realizadas, considerando todas as questões a maioria dos professores preferiu não faze-lo, ou deixando a questão em branco ou justificando-se. Assim, vários professores que afirmaram ter conhecimento sobre o assunto não demonstrou tal conhecimento. Conhecimentos básicos sobre os cuidados específicos no trabalho com as pessoas com deficiência são assumidos como desconhecimento. Este desconhecimento é preocupante, pois estas crianças na faixa etária de zero a cinco anos são consideradas populações de risco e carecem de cuidados especiais. Considerações finais: Há entre os professores que atuam no ensino infantil desconhecimento de itens essenciais para o trabalho de inclusão social de crianças com necessidades especiais no ensino regular. Diante disso entende-se ser necessário além de ações e investimentos na formação continuada destes professores, também de mudanças atitudinais e conceituais dos professores.
Abstract
Children with special needs have being attended in regular schools since early childhood, but little is known about the training and skills of the professionals who work with them, particularly related to corporal practices. The aims of this study was to analyze reports of the teachers who work in child education, regarding inclusion and body practices of children with special needs in regular classes. Perception and knowledge from the teachers were observed related to: special needs and adaptations to the body practice, autonomy and social inclusion. This is a sample field study with 179 school teachers and 23 physical education teachers of the municipal school system of a city in the State of Tocantins- Brazil. Questionnaires were used with open and closed questions. Results and discussion: 63% of teachers reported few knowledge of specificity issues to work with handicaps, 24% reported having regular knowledge and only 13% reported being aware. But when they are asked to illustrate actions that could be carried out to inclusion, most of teachers preferred not to answer it, or they left the questions without answer or justifying themselves about having or not such knowledge. Thus many teachers that had said they have good knowledge did not demonstrated such knowledge; basic knowledge of the specific care in working with handicaps are assumed to be in lack. It is troublesome because children aged zero to five years old belongs to the risk populations and need special care. Conclusion: There is a lack of knowledge among teachers who work in kindergarten related with essential issues to the work for social inclusion of children with special needs in mainstream education. Therefore it is necessary more than actions and investments in continuing education of such teachers, it is also needed attitudinal and conceptual changes of teachers.