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Título

A QUESTÃO DO ABANDONO DA CARREIRA ESPORTIVA POR SUJEITOS CONSIDERADOS TALENTOSOS: UM ESTUDO RETROSPECTIVO EM PEDAGOGIA DO ESPORTE

Orientador

Prof. Dr. Hermes Ferreira Balbino

Autor

RICARDO DE MELO DIAS

Palavra chave

Formação Esportiva. Talento. Abandono.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

20/02/2015

Nº Downloads

802

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral verificar os motivos que levaram jovens esportistas, caracterizados como talentos esportivos, a abandonar precocemente o processo de formação esportiva visando o esporte profissional. Este foi um estudo qualitativo, de campo, que utilizou-se da análise de conteúdo como método e teve como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados oito sujeitos, que praticaram modalidades olímpicas individuais (tênis, ginástica rítmica, natação, judô, atletismo) e coletivas (basquetebol, voleibol, handebol). Foi possível observar a existência de uma diversidade de motivos que culminaram com o abandono, e, que entre estes, a incompatibilidade entre o esporte e a continuidade dos estudos foi um dos fatores recorrente apontados pelos sujeitos entrevistados. Porém foi constatado que este fator, além de estar sempre associado a aspectos como a falta de estrutura física, de suporte técnico e apoio familiar para a continuidade na prática, também reflete a desvinculação entre o ensino formal e a formação esportiva desde a iniciação até os níveis mais avançados de treinamento. Foi notado, ainda, que o motivo crucial para o abandono foi resultante de todas as vivências e experiências pelas quais os sujeitos passaram durante todo seu processo de formação esportiva, da não valorização do treinamento a longo prazo e do desrespeito às características, necessidades e vontades do jovem considerado talentoso. Em síntese, foi propósito deste estudo provocar a reflexão em relação aos aspectos apontados como negativos durante as experiências dos sujeitos entrevistados, e ampliar as reflexões para um quadro mais amplo que envolve o contexto da formação esportiva em nosso país. Neste sentido, o conhecimento dos fatores que podem ter culminado com o abandono precoce pode auxiliar os envolvidos neste contexto a minimizar a incidência deste fenômeno. Ademais, ficou claro que vários fatores podem ter contribuído para o processo de abandono, não somente pelo fato de os sujeitos não atingirem ou não se manterem no esporte profissional, mas também porque tais aspectos estão associados a sentimentos impeditivos de um desenvolvimento adequado no processo de formação esportiva. Tais aspectos se voltam para pressão excessiva, frustração, decepção, tristeza, raiva, depressão. Entende-se que estes aspectos podem também ter limitado o desenvolvimento integral dos sujeitos pesquisados, descaracterizando assim o papel de educar para a vida que o esporte possui.

Abstract

This study aimed to verify the reasons young athletes, characterized as “talented”, exit the process of sports training aimed at professional sports prematurely. This was a qualitative field study, for which a content analysis method was used and data was collected through semi-structured interviews. Eight people were interviewed who practiced individual Olympic sports (tennis, rhythmic gymnastics, swimming, judô, athletics) and team (basketball, volleyball, handball). It was observed that there are a variety of reasons that led to the abandonment, and that among these, the incompatibility between the sport and the continuation of studies was one of the recurring factors identified by interviewees. However, it was found that this factor, in addition to always being associated with aspects such as lack of physical infrastructure, technical support and family support for the sport, also reflects the disconnect between formal education and sports training from the initiation to the more advanced levels of training. It was noted also that the crucial reason for the abandonment was the result of all the experiences the subjects had throughout their training, such as lack of appreciation and others' disrespect for the characteristics, needs and desires of a youth athlete considered talented. In summary, the purpose of this study was to provoke reflection on those aspects identified as negative experiences of the interviewees, and expand the discussions to a broader framework that involves the context of sports training in our country. In this sense, knowledge of the factors that may have culminated with early withdrawal can help those involved in this context to minimize the incidence of this phenomenon. Moreover, it became clear that many factors may have contributed to abandonment, also because such aspects are associated with feelings impeding adequate development in the process of sports training. These features turn to excessive pressure, frustration, disappointment, sadness, anger, depression. It is understood that these aspects may also have limited the integral development of the individuals, so debased the role of sport has in educating for life.