Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NA INDÚSTRIA ELETRÔNICA: A EVOLUÇÃO DO PAPEL DO DISTRIBUIDOR DE COMPONENTES ELETRÔNICOS

Orientador

PROF. DR. SÍLVIO R. I. PIRES

Autor

FRANCISCO A. ÁLVARES LEITE JR.

Palavra chave

Gestão da Cadeia de Suprimentos, Indústria Eletrônica,...

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

01/01/2004

Nº Downloads

2359

Resumo

A indústria eletrônica de alta tecnologia caracteriza-se por inovações tecnológicas e forte competição. Apoia-se fortemente na Gestão da Cadeia de Suprimentos como fonte de vantagens competitivas, sendo a pioneira na implementação de muitos processos de mudanças de manufatura. Nos últimos anos, um elemento nessa cadeia de suprimentos, o distribuidor de componentes eletrônicos, tem ganhado espaço e importância nesse ambiente. Nesse contexto, este trabalho apresenta, baseado em pesquisa bibliográfica e em um estudo de caso, os esforços e programas por parte do distribuidor para se fortalecer dentro dessa cadeia. Os dados levantados apontam que as práticas de Gestão da Cadeia de Suprimentos vêm sendo utilizadas pelo distribuidor e são cada vez mais reconhecidas e valorizadas por seus clientes.

Abstract

The high technology electronic industry is characterized by the technical innovation and strong competition. It is strongly dependent on the Supply Chain Management as a source of competitive advantages, as well as it is a pioneer industry in implementation of several innovative processes in manufacturing. During the last years the components distributor has gained importance in this industry, and has become a key element within its supply chains. In this context, based on a bibliographical review and a case study, this work presents the main efforts and action programs that the distributor has developed to consolidate its position in this supply chain. The data raised by the study shows that Supply Chain Management practices have been significantly used by the distributor and this have added value that have been recognized by its customers in the supply chains.