Visualização do documento
Título
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DO COMPONENTE CUSTO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO DE EMPILHADEIRAS
Orientador
PROF. DR. FELIPE ARAÚJO CALARGE
Autor
PAULO EUGÊNIO DAMASCENO VIÉGAS
Palavra chave
Formação de Preço, Sistemas de Custeio, Ramo de Empilhadeiras
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
21/05/2004
Nº Downloads
1103
Resumo
A competição pela qual as empresas estão passando tem estimulado o estudo
de técnicas na formação de preços. O estabelecimento do preço de um produto
pode refletir sua maior ou menor participação no mercado. Porém, o ato de
estabelecer tal preço de venda tem se mostrado uma das tarefas mais difíceis
a serem tomadas por aqueles que estão em cargos de gerência. Para
identificar os componentes que influenciam na formação do preço de um
produto, alguns procedimentos específicos e metodologias de custos foram
desenvolvidos. O método utilizado nesta pesquisa foi o estudo de caso, assim
como pesquisa bibliográfica e documental. Este estudo de caso foi realizado
em uma companhia da indústria metal-mecânica através de análise de
documentos, fornecidos pela própria empresa. Itens como formação de preço e
simulações de sistemas de custeio em um produto que está para ser lançado
no mercado foram investigados. Foi investigada, também, a metodologia mais
favorável a ser utilizada pela empresa para garantir o retorno do capital
investido. O uso do sistema de custeio baseado no retorno do investimento
apresentou melhores resultados e, através deste sistema, a empresa é capaz
de estabelecer um preço mais baixo, recuperando os custos totais e também
lucrando sobre seu investimento inicial. Considera-se que o uso da informação
correta pode trazer benefícios às companhias a respeito das decisões
necessárias na formação de preço do produto. Esta pesquisa foi uma pequena
contribuição à área de formação de preço do produto e pode ser continuada,
especialmente pela comparação com outros sistemas de custeio não
abordados neste trabalho.
Abstract
The competition that companies are going through has stimulated the study of
techniques on price formation. The establishment of a certain product price can
reflect its high or low participation on the market. But the act of establishing
such selling price has become one of the most difficult task for those who are in
charge of managing companies. In order to identify the components that
influence a product price formation some specific procedures and cost
methodologies have been developed. The method used for this research was
the case study, as well as bibliographical and documental researches. The
study was carried out in a company of metal-mechanic industry, lift-truck
branch, through the analysis of documents supplied by the own company. Items
as pricing and simulations of other costing systems in a product that is about to
be on the market were investigated. The most favorable methodology to be
used by the company in order to guarantee the refund of the money invested
was also investigated. The use of the costing system based on the return of the
investment presented better results and, through this system, the company is
able to set a lower price, recovering the total costs and also profiting over the
initial investment. It is considered that the usage of correct information can bring
benefits to the companies concerning the necessary decisions in the formation
of a product price. This research was a small contribution in the area of product
price formation and can be continued, especially with the comparison among
other costing systems not focused in this work.