Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DO COMPONENTE CUSTO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO DE EMPILHADEIRAS

Orientador

PROF. DR. FELIPE ARAÚJO CALARGE

Autor

PAULO EUGÊNIO DAMASCENO VIÉGAS

Palavra chave

Formação de Preço, Sistemas de Custeio, Ramo de Empilhadeiras

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

21/05/2004

Nº Downloads

1048

Resumo

A competição pela qual as empresas estão passando tem estimulado o estudo de técnicas na formação de preços. O estabelecimento do preço de um produto pode refletir sua maior ou menor participação no mercado. Porém, o ato de estabelecer tal preço de venda tem se mostrado uma das tarefas mais difíceis a serem tomadas por aqueles que estão em cargos de gerência. Para identificar os componentes que influenciam na formação do preço de um produto, alguns procedimentos específicos e metodologias de custos foram desenvolvidos. O método utilizado nesta pesquisa foi o estudo de caso, assim como pesquisa bibliográfica e documental. Este estudo de caso foi realizado em uma companhia da indústria metal-mecânica através de análise de documentos, fornecidos pela própria empresa. Itens como formação de preço e simulações de sistemas de custeio em um produto que está para ser lançado no mercado foram investigados. Foi investigada, também, a metodologia mais favorável a ser utilizada pela empresa para garantir o retorno do capital investido. O uso do sistema de custeio baseado no retorno do investimento apresentou melhores resultados e, através deste sistema, a empresa é capaz de estabelecer um preço mais baixo, recuperando os custos totais e também lucrando sobre seu investimento inicial. Considera-se que o uso da informação correta pode trazer benefícios às companhias a respeito das decisões necessárias na formação de preço do produto. Esta pesquisa foi uma pequena contribuição à área de formação de preço do produto e pode ser continuada, especialmente pela comparação com outros sistemas de custeio não abordados neste trabalho.

Abstract

The competition that companies are going through has stimulated the study of techniques on price formation. The establishment of a certain product price can reflect its high or low participation on the market. But the act of establishing such selling price has become one of the most difficult task for those who are in charge of managing companies. In order to identify the components that influence a product price formation some specific procedures and cost methodologies have been developed. The method used for this research was the case study, as well as bibliographical and documental researches. The study was carried out in a company of metal-mechanic industry, lift-truck branch, through the analysis of documents supplied by the own company. Items as pricing and simulations of other costing systems in a product that is about to be on the market were investigated. The most favorable methodology to be used by the company in order to guarantee the refund of the money invested was also investigated. The use of the costing system based on the return of the investment presented better results and, through this system, the company is able to set a lower price, recovering the total costs and also profiting over the initial investment. It is considered that the usage of correct information can bring benefits to the companies concerning the necessary decisions in the formation of a product price. This research was a small contribution in the area of product price formation and can be continued, especially with the comparison among other costing systems not focused in this work.